terça-feira, 27 de agosto de 2013

Jogos Na Rede 2013: xadrez e atletismo são disputados em Carapina e Vila Velha


As disputas de xadrez e atletismo dos Jogos Na Rede 2013 estão cada vez mais acirradas e, desta vez, essas modalidades esportivas movimentaram as unidades de ensino das Superintendências Regionais de Educação (SRES) de Carapina e Vila Velha, regiões contempladas pelo Programa Estado Presente, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo.

Na SRE de Carapina, 113 alunos de 27escolas participaram das competições. Já na SRE de Vila Velha, 16 escolas foram representadas por 164 estudantes.

No atletismo, na prova dos 100 metros rasos feminino, venceu a  Escola Zumbi dos Palmares. Já no masculino, subiu ao topo do pódio a unidade de ensino Agenor de Souza Lé.

Na prova dos 200 metros rasos feminino a Escola Luiz Manoel Veloso mostrou muita velocidade e conquistou a primeira colocação. A Agenor de Souza Lé novamente arrebentou na competição, desta vez na modalidade masculina.

Nos 400 metros rasos feminino a Escola Belmiro Pimenta abusou da velocidade e venceu a competição. O mesmo fez a Agenor de Souza Lé, que não poupou esforços no masculino e também ficou com o título.

A prova dos 800 metros rasos feminino foi vencida pelo Colégio Estadual, e a Hildebrando Neves, também repetiu o feito na modalidade masculina.

Na prova de 1,5 km feminina quem levou a melhor foi a Escola Adolfina Zamprogno. O Colégio Estadual também faturou a primeira colocação na modalidade masculina.

Já no revezamento 4x100 metros, muito organizadas, as meninas da Escola Assisolina Andrade venceram a prova. Os meninos da Escola Agenor de Souza Le mostraram muita força de vontade e também saíram vencedores da competição.

A prova de salto em distância feminina foi vencida pela Escola Zumbi dos Palmares. Os rapazes da Escola Leandro Escobar também levaram a melhor ao demonstrarem muita precisão na execução dos saltos, que também rendeu um título para a unidade de ensino em salto em altura pelo masculino e feminino.

Na prova do lançamento de disco, as equipes da Escola Leandro Escobar mostraram toda a sua força e venceram a disputa.

Nas competições de xadrez venceram pela modalidade feminina a Escola Godofredo Schneider, de Vila Velha, e Antônio José Peixoto Miguel, pelo masculino.

Competições

Os Jogos Na Rede têm duas etapas: a primeira envolve as escolas de cada Superintendência Regional de Educação que disputarão entre si os torneios até o dia 1º de novembro.

Os campeões de cada modalidade se classificam para a fase final, que reunirá representantes de escolas de todo o Estado no Sesc de Guarapari, entre os dias 26 a 30 de novembro.

As premiações para as modalidades individuais serão medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugar. Já para os esportes em equipe, além das condecorações, os dois primeiros colocados também receberão troféus.

Na Rede

Os Jogos Na Rede é uma ação esportiva e cultural entre os estudantes do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino. Tem como objetivo possibilitar aos alunos a prática de atividades esportivas e culturais, numa perspectiva da cultura corporal do movimento.

Com o objetivo de ampliar e sistematizar os conhecimentos dos jovens estudantes sobre as diversas linguagens artísticas e esportivas, a ação visa também sua formação para a cidadania.

Em sua estreia, ocorrida em 2008, os Jogos Na Rede envolveu 97 escolas, sete mil atletas, quatro Superintendências Regionais e 27 municípios do Estado.

Em 2012, mais de 17 mil alunos, de 270 escolas das 11 SREs, participaram da 5ª edição dos Jogos Na Rede. A iniciativa integra o Eixo II “Desenvolvimento da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer”, do Plano Estratégico do Governo do Estado do Espírito Santo 2011-2014.

Programa Estado Presente

O Governo do Espírito Santo lançou o Programa Estado Presente para levar às comunidades ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.

Com o Estado Presente, o Governo do Espírito Santo pretende desenvolver respostas permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população das áreas de vulnerabilidade social.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES


Nenhum comentário:

Postar um comentário