segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Incaper recebe delegações internacionais para conhecer agricultura familiar do Espírito Santo


26/08/2013 - 08h28min

Divulgação

Do dia 25 de agosto a 02 de setembro, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá receber delegações de países africanos para conhecer a agricultura familiar do Espírito Santo. Um grupo de Xai-Xai, em Moçambique, e uma delegação do governo de Lesoto, outro país africano percorrerão municípios capixabas para conhecer as experiências de planejamento participativo e comercialização de alimentos; as tecnologias desenvolvidas pelo Incaper e as políticas públicas adotadas para o desenvolvimento rural sustentável no Estado.

Os primeiros a pisar em solo capixaba, no dia 25 de agosto, serão os africanos da comunidade de Xai-Xai, sendo a visita parte do projeto “Colaborando com a Construção de uma ciade de sonho”. O projeto de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul é financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, Incaper, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O projeto propõe a capacitação teórica dos gestores e técnicos municipais de Xai-Xai em métodos e ferramentas para a elaboração participativa de Planos de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. Contempla os aspectos geológicos, urbanísticos, habitacionais, socioambientais, agricultura e segurança alimentar, com aplicação prática em uma área piloto selecionada, concorrendo, assim, para o cumprimento das ações estratégicas do Planejamento e Ordenamento Territorial e Agricultura de Xai-Xai.

Os moçambicanos virão conhecer experiências desenvolvidas no Espírito Santo nos municípios de Vitória e Cachoeiro do Itapermirim, visando a aprimorar o conhecimento e o diálogo voltados para o planejamento em construção. No município de Cachoeiro de Itapemirim, serão visitadas experiências voltadas para o meio rural e oriundas de um planejamento participativo com a participação do Incaper, Prefeitura Municipal e parceiros locais.

Entre as experiências que serão conhecidas destacam-se o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Cachoeiro de Itapemirim; as tecnologias desenvolvidas pelo Incaper na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba; a pedagogia da alternância adotada na Escola Família de Cachoeiro de Itapemirim; agroindústria e hortas agroecológicas comunitárias da comunidade quilombola de Monte Alegre; e a Feira da Agricultura Familiar de Cachoeiro de Itapemirim. A comitiva de Xai-Xai permanecerá no Estado até o dia 31 de agosto.


Delegação do governo de Lesoto visita o Espírito Santo

No dia 28 de agosto, chega ao Espírito Santo uma delegação do governo de Lesoto. A missão internacional está sendo organizada pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Incaper, com o objetivo de conhecer as experiências de sucesso na área de segurança alimentar no Brasil, com destaque para as políticas públicas de comercialização da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Estado escolhido para receber a missão, devido ao êxito das referidas políticas públicas, foi o Espírito Santo.

Especificamente, a missão deverá servir para aprofundar a compreensão sobre os principais processos envolvidos na concepção de um programa sustentável de alimentação escolar, incluindo políticas, marcos legais e financeiros; e para conhecer como relacionar outros setores de apoio à agricultura familiar e ao programa de alimentação escolar. Entre os visitantes, estão a ministra de Educação e Formação Profissional, Makabelo Mosothoane; chefe de planejamento econômico do Ministério da Economia, Habofanoe Augustinus Makopela; e o diretor de Operações do Ministério do Desenvolvimento Social, Refuoe Andreas Pakela .

As visitas serão realizadas nos municípios de Vitória, Cariacica, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Alfredo Chaves e Viana. Em Vitória, a delegação do governo de Lesoto conhecerá escolas municipais onde produtos agroecológicos e orgânicos estão sendo inseridos na alimentação escolar. Em Cariacica, serão conhecidas entidades que recebem alimentos pelo PAA e escolas que participam do Pnae. Os agricultores estão organizados em associações e atuam fortemente com produtos agroecológicos e em regiões similares ao Lesoto.

Em Viana, será visitada uma associação com 77 agricultores familiares que fornecem alimentos pelo Pnae, como olerícolas e frutas, além de leite e ovos. Nesse município, encontra-se a Fazenda Experimental do Incaper Engenheiro Reginaldo Conde onde serão apresentadas variedades de grãos, como milho, feijão e outros.

Em Santa Leopoldina e Santa Teresa, será conhecida a agricultura familiar focada na produção de alimentos que vão desde olerícolas, palmito, café, frutas como a laranja, banana e uva, feijão, milho e aipim, além dos produtos agroindustrializados como panificados, cachaça orgânica e massas caseiras. A região Serrana capixaba possui similaridades com a região agrícola de Lesoto.

Em Alfredo Chaves, será visitada a Escola Família Agrícola, para conhecer a pedagogia da alternância; produtores de leite e a cooperativa Clac, que fornece mais de 5 milhões de laticínios para o Pnae.


Características de Lesoto

Pequeno e montanhoso, Lesoto é um dos países africanos com os mais baixos índices de desenvolvimento. Cerca de três quartos das pessoas vivem em áreas rurais e desenvolvem agricultura de subsistência. Lesoto produz menos de 20% da demanda do país por alimentos. A agricultura é vulnerável ao clima e à variabilidade climática. Um reflexo disso é que cerca de 725.500 pessoas necessitaram de assistência alimentar em 2012 e 2013. A distribuição de renda no Lesoto permanece desigual. Esse país importa 90% dos produtos que consome da África do Sul, incluindo a maioria das culturas agrícolas.


Chilenos conhecem produção orgânica de morangos

Entre os dias 19 e 22 de agosto, o Incaper recebeu um grupo de 20 produtores e técnicos chilenos para conhecer a experiência de produção de morangos orgânicos no Espírito Santo. O Chile é um grande produtor das chamadas “frutas vermelhas” e o projeto “Morango Mais Saudável”, que é desenvolvido pelo Incaper, foi um dos motivos para a realização dessa visita.

O objetivo do projeto, que teve início no ano de 2011, é levar conhecimento técnico aos agricultores de base familiar que cultivam o morango, adotando as boas práticas agrícolas e a produção integrada. Além disso, conscientiza os produtores das vantagens da produção orgânica, que além de gerar um alimento mais saudável, reduz em cerca de 60% o custo para o produtor.

Os chilenos visitaram os cultivos orgânicos de morango em Pedra Azul e Santa Maria de Jetibá, onde conheceram propriedades rurais que adotaram medidas que evitam a contaminação microbiológica e física. Conheceram no manejo adequado da cultura, o uso de tecnologias recomendadas pelo Incaper, além de capacitação dos agricultores. Na ocasião, eles demonstraram interesse em fortalecer de forma efetiva parcerias entre o governo do Chile e governo do Espírito Santo na área de fruticultura para agricultores familiares.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento, Juliana Esteves e Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário