segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Garçom aprende ofício e tem rendimentos ampliados após curso profissionalizante = VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Formação Garçom
Aluno do curso para garçons faz prática supervisiosada acompanhada pelo professor Welington Rufino
André Luiz Silva Sobral
Formação Garçom
Everson Santos Nunes comemora a conquista de uma vaga no mercado de trabalho e também o aumento de sua renda
Muito mais do que apenas carregar bandejas e limpar mesas, mas também ter cultura e asseio, entender sobre postura, compreender a importância do turismo e da comunicação oral e sentir prazer em servir.
Foi tudo isso que o garçom Everson Santos Nunes, 39 anos, aprendeu no curso promovido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) - Bolsa Formação Trabalhador, com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria e acompanhamento da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória.
Everson disse que pouco tempo após iniciar o curso já estava empregado em um tradicional restaurante de Vitória e com uma renda melhor. Segundo o garçom, a quantidade e variedade de informações oferecidas o deixaram mais seguro para atuar no estabelecimento, que também passou a valorizar seu trabalho. "Temos clientes exigentes, que buscam o melhor. Precisamos estar bem formados, treinar, servir com esmero e cortesia, ou seja, conhecimento que deve ser obtido por meio de um curso profissionalizante".
O garçom destacou ainda algumas competências assimiladas: tipos de restaurante, disposição de material, terminologia e vocabulário e "mise em place" (colocar em ordem) de serviços e cardápio. "Aliado a isso, tenho que me empenhar para ser o melhor com esmero e ética para ter um salário cada vez maior".

Direitos

Já Marllon dos Santos era autônomo antes de buscar o curso de garçom. Agora, empregado em um restaurante na Praia do Canto, tem renda fixa, gorjeta e carteira assinada. Ele disse que a formação lhe garantiu a qualificação e a segurança necessárias para buscar um trabalho mais digno e reconhecido. "O esforço é grande e não quero apenas ser mais um. Fui orientado, mas precisei me dedicar e superar para persistir e hoje estou feliz. Tenho apenas 23 anos e estou satisfeito, pois ainda ajudo bastante minha família e penso em virar um 'maitre' ou quem sabe ter um restaurante".
Já Hélio de Souza, que visa trabalhar em um restaurante ou em eventos, está otimista, pois observa que o mercado na área de bares e restaurantes está em expansão. Ele lembrou que os assuntos em destaque no curso, como postura, hospitalidade, higiene e segurança, inglês e prática supervisionada, deram a ele a segurança esperada. "Agora é praticar cada vez mais e no dia a dia".

Determinação

Instrutor do curso, Welington Neves Rufino, que há 12 anos forma profissionais, disse que ainda se surpreende com a disposição e a determinação de alguns alunos. "Alguns têm uma base limitada, mas se esforçam tanto que se tornam grandes profissionais", observou Welington, ao destacar ainda que o mercado é amplo e emprega rapidamente aqueles melhor preparados.
Segundo a gerente de Qualificação Profissional da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Fabiana Santos de Oliveira, as estratégias de aprendizado abrangem situações diversificadas utilizando aulas expositivas dialogadas, dinâmica de grupo, estudos e pesquisas.
"São aulas teóricas e práticas oferecidas em laboratórios pedagógicos, há visitas técnicas e atividades práticas executadas em situação de simulação ou num ambiente simulado e real de trabalho".
Matéria relacionada
André Luiz Silva Sobral
Formação Garçom
Marllon dos Santos está empregado em um restaurante na Praia do Canto e tem renda fixa, gorjeta e carteira assinada
André Luiz Silva Sobral
Formação Garçom
Hélio de Souza acredita que o mercado na área de bares e restaurantes está em expansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário