sábado, 3 de agosto de 2013

Feira de Economia Solidária termina no sábado - VILA VELHA


Texto: Simone Diniz / Foto: Camila Vargas

Feira Artesanal - Imagem: Camila Vargas
Bijuterias, panos de prato, objetos de decoração e sabão ecológico são alguns dos produtos que podem ser adquiridos na Feira de Economia Solidária que acontece na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, até sábado (3). Trata-se de uma das atrações da 1º Semana de Economia Solidária. Uma moeda social criada para este evento – o Beijo – circula entre os expositores. O objetivo é valorizar as moedas solidárias que circulam em 10 bancos comunitários mantidos em todo o Espírito Santo.

Além da feira que é aberta ao público e apresenta produtos feitos por grupos do município, acontecem também oficinas e palestras sobre o tema.  A feira prossegue nesta sexta-feira ( das 9 às 20 horas) e sábado ( das 9 às 18 horas). A entrada é franca. Com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, a 1ª Semana Municipal de Economia Solidária é uma promoção da ADERES e tem por objetivo divulgar este importante setor da economia.

Projeto Social - Uma das experiências apresentadas neste evento é a do Sabão Verde Vida, produto que tem como base o óleo de cozinha usado. O grupo produtivo é parte do Instituto Verde Vida. O grupo, além de reaproveitar o óleo, recolhe resíduos que são trocados pela moeda verde, aceita na comunidade de Ataíde. . “As pessoas trocam resíduos pela moeda e podem adquirir alimentos de primeira necessidade em nossa mercearia, explica o idealizador deste projeto  João Manoel Ribeiro dos Santos”.   

Economia Solidária – Vila Velha possuiu dois bancos de economia solidária: o Banco Verde e o Banco Terra.  O Banco Verde existe há cinco anos. Por meio dele, o cidadão troca material reciclável por uma Moeda Verde, que é utilizada na compra de produtos e serviços dentro da comunidade. Já o Banco Terra funciona há sete anos com linhas de crédito, ou seja, o cidadão pega dinheiro emprestado e depois paga o empréstimo com juros baixos. Os dois projetos atendem, aproximadamente, 600 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário