segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Escola propõe jogo para estimular disciplina entre alunos - VILA VELHA


Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Semcom

Escola propõe “Jogo Limpo” para estimular disciplina entre estudantes - Imagem: Semcom
Tornar o ambiente escolar um local inovador e transformador, porém atento às relações interpessoais que melhoram a qualidade de vida dos alunos e professores. Esse é objetivo do projeto institucional e multidisciplinar “Meu Jogo é Limpo”, da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Antônio Bezerra de Farias, em Vila Garrido.
A ideia é fazer uma gincana entre as turmas em que os alunos foquem em ações que envolvam os valores humanos como respeito, disciplina e ética, na busca pelo reconhecimento e valorização das responsabilidades individuais e coletivas e estímulo a posturas positivas.
 
Cada turma já entra na competição com 100 pontos. O descumprimento às regras que envolvem conceitos de valores - regras estas que foram estabelecidas por um comitê formado por alunos e professores - acarretará na perda de pontos. Ganha quem ficar com a maior pontuação e a premiação será um passeio em algum ponto turístico de Vila Velha.
 
As regras são: demonstrar atitudes de respeito a colegas e professores; responsabilidade e cumprimento com todas as atividades escolares; zelar pelo patrimônio escolar; zelar pela limpeza; evitar qualquer tipo de agressão; nenhum aluno poderá ser encaminhado à coordenação; participação nas aulas; respeitar o sinal do recreio; chegar à escola no horário e uniformizado; evitar correr e brincar de forma agressiva; não correr nas escadas; não deixar talheres espalhados no refeitório; e não ocultar materiais dos colegas.
 
Valores - A pedagoga do turno matutino, Marigrace Santos Ferreira Cardoso, informou que o projeto “Meu Jogo é Limpo” surgiu da necessidade de comprometer os alunos com a disciplina. “O projeto surgiu a partir de registros de indisciplina que estavam comprometendo o rendimento dos alunos. Em um encontro de formação/ planejamento na escola os professores de Artes, Ensino Religioso e Educação Física lançaram a ideia que foi aderida por todos”, disse.
 
Já o diretor José Rodrigo do Rosário Santos acredita que, independente de ganhar o passeio ou não, todos ganham quando praticam boas ações. “Toda a equipe está muito envolvida com o projeto e acreditamos que logo colheremos bons frutos. A nossa grande expectativa é que ao final do ano os alunos estejam mais cientes da importância dos valores, melhorando as relações e trazendo avanços significativos na aprendizagem. Focar na disciplina é uma grande estratégia para atingirmos uma educação de qualidade”, avalia.
 
Comportamento – A aluna Roberta Vitória Santos dos Reis, de 8 anos e que está cursando o 3º ano C, está adorando a iniciativa. “Eu acho muito bom esse projeto porque vai melhorar o comportamento dos alunos e vou aprender mais. Também vou ajudar respeitando os professores, coordenadores e meus colegas”, disse.
 
O projeto terá início na próxima semana, com a eleição dos representantes do líder e vice-líder de cada turma, confecção de painéis com as regras de convivência e registro de pontuação, oficina de tirinhas que demonstrem atitudes positivas e negativas, mural de boa convivência, entre outras ações que visam, sobretudo, a valorizar e respeitar a boa convivência social.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário