terça-feira, 20 de agosto de 2013

EDP Escelsa firma parceria com Bancos Comunitários do Espírito Santo

Ação permitirá expansão dos serviços oferecidos aos moradores de mais de 40 comunidades atendidas por dez instituições na Grande Vitória
Vitória, 20 de agosto de 2013 – A parceria firmada entre a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com o apoio do Instituto EDP, e os Bancos Comunitários de Desenvolvimento do Espírito Santo, oferece comodidade e contribui para fomentar o desenvolvimento local sustentável em mais de 40 comunidades do Estado.
O evento contou com as presenças da senadora do Espírito Santo, Ana Rita Esgário; diretor de economia social e solidária da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Odmar Nascimento; vice-prefeita do município da Serra, Lourência Riani; representante da Rede Capixaba de Bancos Comunitários de Desenvolvimento e presidente da Associação Ateliê de Ideias, Leonora Mol; presidente da EDP Escelsa, Miguel Setas; representantes dos bancos comunitários, executivos da distribuidora e autoridadeslocais.
A ação beneficiará as comunidades atendidas pelos Bancos Comunitários Bem e Puã, no município de Vitória; Abraço, Viver e Passarela, na Serra; Sol e Esperança em Cariacica; União, em Pedro Canário; e Verde Vida e Terra, em Vila Velha.  Com o convênio, as instituições tem a possibilidade de expandirem seus serviços para os moradores como:  recebimento do pagamento das contas de energia elétrica, orientações de emissão da segunda via da fatura, cadastro na Tarifa Social – benefício do Governo Federal, sem contar que haverá uma maior circulação do dinheiro na comunidade o que vai gerar uma receita extra para o banco comunitário. Isto porque, as contas de luz poderão ser pagas por meio da moeda social utilizada nos bancos comunitários, fortalecendo a economia local e gerando o desenvolvimento da região.  
“A parceria com os bancos comunitários do Estado permite-nos contribuir para o Desenvolvimento Social das comunidades onde atuamos a par do desenvolvimento econômico”, destaca Miguel Setas, presidente da EDP Escelsa.
A EDP Escelsa já incentiva e desenvolve parceria com os bancos comunitários desde o início de 2013, por meio da expansão da linha de crédito habitacional para pequenas reformas e construções com uma política de crédito elaborada pelas comunidades, visando o desenvolvimento local. Com esses serviços, os auxilios são ampliados para famílias que não estão inseridas no perfil exigido pelos serviços tradicionais de crédito.
Capacitação
Durante toda a manhã de hoje, dia 20, os agentes dos bancos comunitários receberam uma capacitação especial da EDP Escelsa para beneficiar as comunidades onde estão inseridos, o que permitirá auxiliar os moradores na redução do desperdício, por meio do uso eficiente e seguro da energia elétrica, além do atendimento comercial e fornecendo orientações sobre os serviços oferecidos a população pela Agência Virtual.
Durante o treinamento, foram distribuídos kits com informações sobre os serviços que serão prestados,  e orientações dos agentes para os esclarecimentos em caso de dúvidas.  

Serviços da EDP Escelsa que serão oferecidos pelos Bancos Comunitários
·        Pagamento da conta de luz
·        Dicas sobre economia e uso seguro da energia elétrica
·        Orientações sobre como emitir a segunda via da fatura
·        Informações sobre cadastramento no NIS (Número de Identificação Social) 
·        Cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica
·        Orientações sobre negociação de débitos com a EDP Escelsa
·        Informações sobre os serviços da Agência Virtual (www.edpescelsa.com.br)
·        Orientações sobre pedidos de ligações novas

Confira as instituições que já começam operar em parceria com a EDP Escelsa
Banco comunitário
Bairro
Município
BEMSão BeneditoVitória
SOLVista DouradaCariacica
PUÃGrande São Pedro (Nova Palestina)Vitória
ABRAÇOPlanalto SerranoSerra


Próximos bancos comunitários que irão operar em parceria com a EDP Escelsa

Banco comunitário
Bairro
Município
 UNIÃO
Cristal do Norte
Pedro Canário
VERDE VIDA
Ataíde
Vila Velha
TERRA
Terra Vermelha
Vila Velha
ESPERANÇA
Nova Rosa da Penha
Cariacica
VIVER
Vila Nova de Colares
Serra
PASSARELA
Central Carapina
Serra



Saiba mais
Os bancos comunitários são inspirados no conceito de microcrédito, criado pelo indiano Muhammad Yunus que, por isso, ganhou o Nobel da Paz em 2006. A ideia é simples, mas revolucionária: os moradores de baixa renda, que não têm acesso aos financiamentos de bancos tradicionais, podem pegar empréstimos sem juros. O empréstimo é feito em uma moeda local e que equivale ao Real. Esse “dinheiro” é aceito em estabelecimentos do bairro, como mercado, açougue, cabeleireiro e drogaria. Assim, os recursos circulam na própria comunidade, fazem crescer a economia local e acabam fomentando novos empreendedores na região.

Sobre a EDP Escelsa  A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,35 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas. 

Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.

Sobre a EDP Energias do Brasil - EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário