segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Calçadas da capital são reformadas para melhorar mobilidade dos pedestres - VITÓRIA


Divulgação Semob
Calçada avenida maruípe
Funcionários trabalham para realizar a obra de avanço da calçada de trecho da avenida Maruípe
Divulgação Semob
Calçada avenida maruípe
Funcionários realizam a concretagem de calçada em outro trecho da avenida Maruípe
Com o objetivo de melhorar a mobilidade dos pedestres e dar mais segurança aos cidadãos que usam as calçadas da capital, a Prefeitura de Vitória tem feito dezenas de intervenções nesses espaços.
As calçadas são importantes estruturas para os pedestres, cadeirantes e até para ciclistas. Quem usa o transporte coletivo as tem como único suporte para concluir o trajeto ao seu destino. A cidade tem 480 quilômetros de vias para veículos e o dobro de calçadas (960 quilômetros). Manter essa estrutura viária em condições básicas de uso é tarefa de todos.
A Prefeitura de Vitória continua fazendo a sua parte, implantando o modelo de calçada cidadã nos espaços públicos e cobrando o mesmo dos proprietários dos imóveis onde as calçadas estão sem condições de trânsito seguro e confortável.
Obras estão em andamento em pontos identificados como críticos e de grande fluxo de pessoas, como na avenida Marechal Campos, perto do Hospital das Clínicas. Neste trecho, estão sendo recuperados 120 metros de calçada. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Obras – especificamente neste local, a responsabilidade é da Gerência Regional 4 (Maruípe) –, que fez o orçamento da obra e acompanha a execução do passeio nos moldes da calçada cidadã.
A Gerência Regional 4 trabalha ainda na conclusão da calçada localizada na avenida Maruípe entre as ruas João Flores Rodrigues (subida para o bairro Santos Dumont) e Gastão Pacheco de Faria. São 220 metros de passeio completamente ajustados nos padrões da calçada cidadã. Neste trecho, toda a estrutura antiga foi retirada e a base, feita com solo brita. Em seguida, são montadas uma estrutura em ferro armado e juntas de dilatação para receber o concreto e acabamento posterior. O ladrilho hidráulico completa o conjunto, delimitando a proximidade do meio-fio dentro dos padrões.
O mesmo serviço está sendo feito no trecho entre as ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Antônio Leonel dos Reis na avenida Maruípe. A calçada tem 55 metros e é um ponto de passagem para quem acessa as diversas linhas de ônibus que passam pela Praça Vicente Guida (Praça de Eucalipto). Neste local, a Prefeitura de Vitória está ampliando a drenagem, colocando caixas-ralo e tubulações embaixo da calçada. O objetivo é captar a grande quantidade de água das chuvas que desce pelas duas ruas.

Praia do Canto

Na Praia do Canto, as obras estão por conta da Gerência Regional 5. A calçada da avenida Saturnino de Brito ao lado dos prédios que ficam em frente à Praça dos Namorados está sendo refeita. Onde existiam placas de concreto e grama está sendo feita calçada cidadã. A obra começou no trecho entre as ruas Chapot Presvot e Moacir Avidos – trecho de 180 metros - e seguirá da Moacir Avidos até a entrada da Chácara Von Schilgen - trecho de 130 metros –, continuando até a avenida Desembargador Santos Neves – trecho de 200 metros. A meta é concluir cada uma dessas três etapas em 30 dias.
Mas não são apenas as calçadas que a Prefeitura de Vitória precisa vigiar. Para o contribuinte que não faz o dever de casa, a administração municipal faz por ele e cobra. A despesa com o material e a execução do serviço é incluída na dívida ativa da Prefeitura de Vitória. Na primeira vez que o contribuinte precisar de algum serviço da administração municipal, primeiramente ele terá que quitar seu débito.
Divulgação Semob
Calçada avenida Marechal Campos
Calçada da avenida Marechal Campos está sendo recuperada
Carlos Antolini
Calçada Cidadã
Trabalho visa padronizar as estruturas nos moldes da Calçada Cidadã

Nenhum comentário:

Postar um comentário