Pensar no futuro, planejar as escolhas feitas na vida e conhecer a si mesmo. É desta forma que os alunos do
3º ano do Ensino Médioda Escola Estadual do José Pinto Coelho, localizada no município de
Santa Teresa, estão trabalhando a disciplina de Filosofia.
Comoresultado, eles desenvolveram um projeto de vida, onde puderam traçar caminhos a serem seguidos nos próximos anos.
O objetivo do trabalho é fazer com que os estudantes relacionem as escolhas de suas próprias vidas ao Existencialismo, conteúdo queestava sendo abordado em sala de aula, que trata das angústias que o homem sofre ao ter que escolher e ser responsável pelas suaspróprias escolhas.
Para a produção do material, cada aluno teve que realizar uma pesquisa sobre algumas das escolhas que eles queiram fazer na vida,como a profissão, os possíveis obstáculos que ele pode encontrar,
as influências da família e os benefícios pessoais. Depois,
asinformações foram transcritas para o papel, em forma
de projeto, onde foi possível visualizar os maiores sonhos, desejos e motivaçõesdos estudantes.
A estudante Jéssica Rutzatz Neumann, que participou da atividade, falou sobre a ação. “Achei muito interessante o trabalho, porque elenos ajuda a seguir um rumo para a nossa vida. Ele também está de acordo com
o nosso tema estudado, de que tudo o que a genteviveu até agora foi o existencialismo”, falou.
Para Isabelly Zanoni Tregnago, aluna que também desenvolveu o projeto,
o momento foi de reflexão e motivação: “Não é sempre queparamos para analisar o que realmente queremos para nossas vidas, não paramos para pensar nas escolhas que fizemos e, menosainda, nas consequências delas para nós.
O trabalho foi uma ótima experiência, e foi também uma avaliação do que nós fomos,
do quesomos e do que queremos ser futuramente”, finalizou.
E os resultados não param por aí.
A professora Teresinha Rodrigues de Souza de Oliveira, responsável pela atividade, destacou osbenefícios da ação.
Segundo ela, levar a experiência pessoal para a sala de aula é um movimento importante para o aprendizado eformação do conhecimento e para a convivência e relacionamento.
“Foi um trabalho muito interessante, porque leva o aluno a refletir sobre toda a sua existência e
se sentir mais responsável pela suavida e também da coletividade. Por meio deste trabalho, os professores e
a escola, de um modo geral, passam a conhecer melhor arealidade de cada um
e, assim, podemos ajudá-los no que pudermos para ajuda-los a alcançar os seus objetivos. Isso é muitoimportante para toda a escola, pois os eles se sentem valorizados”, disse Teresinha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/
aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/rcchagas@sedu.es.gov.br Texto:
Renan Chagas Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário