terça-feira, 13 de agosto de 2013

Agosto com muitas ações de saúde do homem - SERRA


Renata Salgueiro
O mês de agosto foi instituído como o mês dedicado à saúde do homem, daí surgiu o Agosto Azul, que é um programa que tem o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina. Para fazer parte dessa campanha, toda a rede municipal de saúde da Serra está realizando ações de conscientização, informação, além de realização de exames e distribuição de kits aos homens com idades entre 18 e 59 anos.
Divulgação/SESAUnidades Básicas de Saúde realizam ações durante o "Agosto Azul"
Todas as unidades básicas de saúde estão voltadas neste mês em especial, para desenvolver ações e captar estes homens, trazendo-os para dentro da unidade de saúde. 
A rede de saúde realizará ações educativas com os temas: alimentação saudável, prevenção de doenças como hepatites, DST, câncer de próstata, alcoolismo, tabagismo, além de debater sexualidade e paternidade.
Também haverá realização de exames de rotina, como o PSA, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis, orientação nutricional, odontológica e vacinação.
Dia “D”
As atividades se iniciaram no dia 3 deste mês, com evento realizado no Parque da Cidade, em Laranjeiras, onde foram realizadas atividades físicas, serviços de orientação nutricional, avaliações posturais, avaliação de câncer de boca, distribuição de kits de higiene bucal, aferição de Pressão Arterial, testes glicêmicos, testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV. A ação teve apoio de vários programas como o PROEF/Nutrição, odontologia, DST´s, Hiperdia, PAISM.
Este Programa foi criado no estado do Paraná, através da Lei 17099, de 28 de Março de 2012 que institui o mês “Agosto Azul”, dedicado ao desenvolvimento de ações que visem à integralidade da saúde do homem e todo o Brasil aderiu como forma de conscientização e realização de ações preventivas à integralidade da saúde do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário