segunda-feira, 26 de agosto de 2013

X Vitória em Artes reúne obras de mais de 90 artistas no Palácio Anchieta


A exposição coletiva será aberta na próxima terça-feira (27), com trabalhos realizados nas mais diversas técnicas e linguagens
 
Há uma década, a exposição Vitória em Arte tem apresentado ao público um amplo e representativo painel das artes plásticas produzidas no Espírito Santo, com mostras coletivas anuais que reúnem trabalhos realizados em diversas técnicas e linguagens, como gravura, pintura, mosaico, cerâmica, escultura, fotografia e instalação. Neste ano, em sua décima edição, a mostra leva para o Palácio Anchieta 110 produções de 96 artistas do Estado, com um coquetel de abertura na próxima terça-feira (27), às 19 horas, no Salão Afonso Brás e nas salas anexas.
 
Realizada pelo Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto Sincades, a X Vitória em Arte é a maior mostra de artistas capixabas no Palácio Anchieta e promove também palestras, debates, seminários, exposições paralelas de cunho histórico e ações educativas ao longo de todo o período em que estiver aberta para visitação. (cortei porque fica parecendo que só acontece no palácio, e no parágrafo abaixo fala o contrário)
 
Neste ano, pela primeira vez, a coletiva é feita em local próprio para exposição. Em suas edições anteriores, o Vitória em Arte foi realizado em prédios históricos deteriorados, a fim de evidenciar a necessidade de restauro desses patrimônios. 
 
Homenagem
 
O homenageado desta edição é o mosaicista Celso Adolfo, que completa 30 anos de carreira e ocupará a Sala Especial 1 com uma obra sua. Já na Sala Especial 2, serão apresentadas 20 obras dos criadores da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Espirito Santo (Aappes), em 1979, embrião do Sindiappes.
 
No Salão Afonso Brás, ficarão expostas 89 obras dos 82 artistas selecionados pela comissão curatorial formada por Maria Helena Lindenberg, Bernadette Rubim e Celso Adolfo. Muito embora a temática predominante seja Vitória, uma vez que a exposição surgiu para homenagear o aniversário da cidade, em 8 de setembro, os artistas tiveram total liberdade para criar trabalhos inéditos sobre os temas de sua preferência.
 
Atividades educativas
 
Além da exposição, haverá uma série de atividades educativas no auditório do Palácio Anchieta, com capacidade para 70 pessoas, e na sala anexa ao pátio. Serão realizados, por exemplo, encontros de capacitação com professores das redes estadual, municipal e particular, que receberão também kits educativos com o tema “Palácio Anchieta e Seu Entorno”.
 
A mostra conta ainda com uma exposição de obras que abordam o Centro de Vitória, pertencentes ao acervo do Palácio Anchieta, na sala Espaço Cultura, no corredor próximo ao Salão Afonso Brás e no corredor próximo ao pátio interno. Também no auditório serão realizadas palestras com os professores do Centro de Artes da Ufes Alexandre Emerick e Almerinda Lopes e o pintor e escritor Gilbert Chaudanne. Os dois primeiros falarão, respectivamente, sobre arte contemporânea e a paisagem na arte, enquanto Chaudanne vai abordar a arte naïf.
 
Serviço
Abertura da X Vitória em Arte
Quando: terça-feira (27)
Horário: 19 horas
Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro, Vitória
Visitação: de 28 de agosto a 6 de outubro, de terça a sexta, das 9h às 18h, sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h
Entrada gratuita


Informações à imprensa: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo Assessoria de Comunicação Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 cae.guimaraes@secult.es.gov.br imprensa@secult.es.gov.br www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário