terça-feira, 13 de agosto de 2013

REUNIÃO ELEGE NOVA DIRETORIA DO COMMASA E DISCUTE SOBRE INCÊNDIO EM ITAPINA - COLATINA



13/08/2013 - O prefeito Leonardo Deptulski participou na manhã desta terça-feira (13), no auditório do Sanear, da posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Commasa). A nova composição atuará no biênio de 2013 a 2015.

O Commasa é um órgão que atua na preservação, conservação, defesa, melhoria, recuperação e controle do meio ambiente. É composto por membros de diversos setores da sociedade civil e organizada ligados à causa ambiental. Os novos membros, assim como os que saíram, receberam um certificado de nomeação para o conselho, que foram entregues pelo prefeito e pelo presidente do Conselho e Diretor Operacional do Sanear, Olindo Antônio Demoner.

Durante a reunião também estiveram presentes o analista ambiental do Instituto Terra, Jaeder Lopes Vieira e o superintendente executivo do Instituto, Adonai José Lacruz; que fizeram uma explanação de todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos em parceria com a Prefeitura de Colatina, na Reserva de Itapina, e que teve boa parte destruída por um incêndio no último domingo (11).

De acordo com Jaeder, na tarde de ontem (12) uma equipe do Instituto Terra percorreu os 107 hectares da reserva e através de um aparelho de GPS, constatou-se que 37,8 hectares foram danificados, estima-se que durante o incêndio foram perdidos aproximadamente 100 mil mudas plantadas, o que representa em valores, aproximadamente R$ 70 mil perdidos, uma verba financiada pelo BNDES, para o trabalho de reflorestamento.

Ainda durante a reunião, Jaeder e a equipe de Educação Ambiental do Sanear afirmaram que todo o trabalho de reconstrução ecossistêmica do local tentará ser novamente recuperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário