terça-feira, 13 de agosto de 2013

Praça do Cauê ampliada e com passagem subterrânea para pedestres - VITÓRIA


Yuri Barichivich
Coletiva
Prefeito Luciano Rezende apresentou o projeto da nova Praça do Cauê aos jornalistas na sala anexa ao gabinete
Imagem divulgação
Praça do Cauê
Perspectiva mostra como ficará o novo paisagismo da Praça do Cauê e a nova ligação da avenida Reta da Penha à praça do pedágio da Terceira Ponte
Uma proposta que preserva a memória dos moradores da cidade, garante o lazer e mantém a unidade no bairro Praia de Santa Helena. A nova Praça Cristóvão Jacques, mais conhecida como Praça do Cauê, será ampliada em mais de 1.000 metros quadrados e ganhará uma passagem subterrânea para pedestres. O projeto foi apresentado na tarde desta terça-feira (13), durante uma coletiva de imprensa na sede da Prefeitura de Vitória. 
A praça, que hoje possui 5.322 metros quadrados de área, vai passar para 6.444 metros quadrados. Arborizada com mais 14 árvores, a proposta contempla a implantação de ciclovia, calçada cidadã, paraciclos com 20 vagas para a parada de bicicleta e nova iluminação. Serão mantidas a quadra de tênis e poliesportiva. O local também ganhará dois espaços de playground. Os muros da praça serão susbtituídos por gradil.
Parte da rua Pinto Aleixo será destinada apenas ao acesso de moradores dos prédios do entorno da praça. A rua Praça Cristóvão Jacques, que passa em frente à Escola Estadual Fernando Duarte Rabelo, dará lugar a um calçadão que será incorporado ao espaço de lazer.
"O corredor exclusivo de ônibus, o BRT, é o modelo mais adequado de transporte de massa para Vitória. Ele vai passar pela avenida Nossa Senhora da Penha, Terceira Ponte, seguindo por Vila Velha até Cariacica. A obra é do Governo do Estado. A Prefeitura vai cuidar da parte arquitetônica-urbanística para que a implantação seja feita de forma harmônica nos espaços. Com a intervenção na Praça do Cauê para a ligação da avenida Nossa Senhora da Penha à praça do pedágio da Terceira Ponte, nenhum equipamento será perdido", ressaltou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Ele explicou que o município vai realizar ainda uma pesquisa de uso para identificar, junto aos moradores que utilizam a praça, quais são as necessidades para o novo equipamento. "O diálogo com a população é o nosso método de trabalho. A sugestão de uma passagem subterrânea feita pelo engenheiro Luiz Carlos Menezes no Gabinete Itinerante foi acatada", disse.
O prefeito esclareceu que o investimento na reurbanização do Cauê será feito em parceria com o Governo do Estado. "A maior parte dos recursos investidos na reurbanização está prevista no Plano de Mobilidade Metropolitana".
A proposta nova da Praça do Cauê, que foi apresentada aos moradores da região na última edição do Gabinete Itinerante, na última segunda-feira (12), na Praia do Canto, será discutida diretamente com os moradores no bairro, no próximo dia 21.
DescriçãoPraça do Cauê atual Nova Praça do Cauê
Área (metros quadrados)5.3226.444
Árvores (unidades)3549
Quadra poliesportiva11
Quadra de tênis11
Playground12
Paraciclo020
Calçada CidadãNãoSim
CicloviaNãoSim
Nova iluminaçãoNãoSim
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário