domingo, 4 de agosto de 2013

Famílias vão produzir 16 toneladas de peixes com apoio da Prefeitura - CACHOEIRO

Publicada em 01 de agosto de 2013

Nesta quinta-feira (01), foram povoados tanques-rede da comunidade de Boa VistaMais de 16 toneladas de peixes serão produzidas em Cachoeiro de Itapemirim, até fevereiro de 2014, pelas 24 famílias beneficiadas pelo programa “Cachoeiro Mais Aquicultura”, da Prefeitura. A estimativa é da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), responsável pela iniciativa.
Para alcançar esse resultado, nesta quinta-feira (01), técnicos da secretaria povoaram, com 5 mil alevinos de tilápia, os dez tanques-rede disponibilizados pela Prefeitura na comunidade de Boa Vista, distrito de São Vicente. Quatro famílias serão responsáveis pela criação dos peixes.

Outros dez tanques-rede também já foram povoados no assentamento Nova Safra e mais 28 tanques foram escavados em propriedades rurais para a produção de tilápias e outros peixes.
“Temos previsão de safras de peixes para outubro próximo e para fevereiro do ano que vem. Estimamos que, no total, mais de 16 toneladas possam ser vendidas pelos produtores para a alimentação escolar, em feiras livres e para a iniciativa privada”, estima Lucas Brites Senra, coordenador do programa.
Prefeitura oferece assistência aos produtores
O principal objetivo do “Mais Aquicultura” é diversificar as culturas e permitir uma nova fonte de renda para as famílias do campo. Para isso, a Prefeitura oferece toda assistência técnica especializada, com visitas para medição dos animais e avaliação da ração, além de ajuda na comercialização, com o Caminhão do Peixe, por exemplo.
Segundo a Semag, a tilápia é a principal espécie produzida, mas algumas famílias também povoam seus tanques com tambaqui, bagre e matrinchã. A produção de peixes é simples: o produtor que adere ao programa só precisa tratar do peixe de manhã e de tarde, e acompanhar seu desenvolvimento.
Realizado em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o programa ainda prevê a construção de mais 150 tanques escavados e a instalação de mais 14 tanques-redes em propriedades do interior. A intenção é fazer de Cachoeiro um município polo na produção de peixes.
“Nossa intenção é que o município de Cachoeiro se destaque cada vez mais na produção de peixes, de modo a tornar-se um polo produtor na região sul, o que trará grandes benefícios para os nosso agricultores e também para os municípios da região que também estão começando o processo de implantação desta atividade", destaca o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes.
Divulgação_PMCI_tanques-rede.jpgDivulgação_PMCI_tanques-rede.jpg
479K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário