sexta-feira, 16 de agosto de 2013

"Espaço Fala Homem" forma 1ª turma e alunos aprovam reflexões sobre violência - VITÓRIA

"Esses encontros serviram para abrir a minha mente. Pude refletir sobre como lidar diante de determinadas situações do dia a dia. Se existissem mais espaços como este, com certeza o número de mulheres agredidas seria muito menor". A afirmação é de M.L.N, 42 anos, um dos integrantes da primeira turma do Grupo de Reflexão de Gênero "Espaço Fala Homem", voltado para homens que cumprem pena segundo a Lei Maria da Penha.

O grupo, formado por 12 homens, concluiu nesta quinta-feira (15) o ciclo de palestras oferecido pela 11ª Vara Especializada em Violência Doméstica em parceria com a Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (Cavvid) da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).
Durante os encontros, os participantes discutiram temáticas como significado do acompanhamento psicossocial, lei Maria da Penha, violência, relação amorosa, comunicação não violenta e rede do município. "Além do conhecimento jurídico que obtivemos aqui, vários conceitos machistas foram derrubados. Pela primeira vez, pudemos compartilhar nossos problemas, ser ouvidos e receber orientações e mensagens importantes para que isso não aconteça mais", disse J.C, 35.
Segundo a coordenadora da Cavvid, Lorena Padilha, o projeto foi bem aceito entre o grupo. "Ficou muito evidente na primeira turma que o objetivo do projeto foi alcançado. Os homens do grupo verbalizaram que nunca tiveram um espaço para refletir e falar sobre suas ações. É muito importante trabalhar com os autores da violência, evitando, assim, que esse tipo de ação não aconteça em outros espaços", disse.
A segunda turma do Grupo Espaço Fala Homem começou no último dia 8 e conta com a participação de 25 homens. As reuniões acontecem quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, às 16h45, na Casa do Cidadão, em Itararé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário