sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Conselheiros de escola tomam posse e atuam para melhorar ensino na capital - VITÓRIA


Yuri Barichivich
Posse conselheiros de escola
Prefeito Luciano Rezende, secretária Adriana Sperandio e outros representantes da Educação deram posse aos novos conselheiros
Posse conselheiros de escola
Solenidade de posse encheu o auditório do Centro de Convenções de Vitória
"Esta é uma noite de muita emoção. Toda a minha trajetória na vida profissional e também na vida política começou na educação. Fui professor e também secretário de Educação". Foi se lembrando do passado que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, deu início à posse dos 1.000 novos conselheiros de escola, eleitos e reeleitos nas unidades de ensino da capital para o triênio 2013-2016, na noite desta última quarta-feira (14), no Centro de Convenções de Vitória.
"Resolvemos fazer esse evento no Centro de Convenções de forma solene para mostrar a importância dos conselhos na nossa gestão. Mães, pais, funcionários, alunos, coordenadores e professores fazem parte da vida educacional em Vitória. Trinta mil pessoas participaram da eleição do conselho em Vitória e escolheram esses representantes. É notório que uma escola que tem um conselho atuante adquire melhor rendimento na comunidade", destacou o prefeito.
"Gostaria de parabenizar todos pela coragem de aceitar a importante tarefa voluntária de atuar como conselheiros", afirmou o presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Evanilton Cândido Martins.
"Vivemos hoje um momento de grande valorização dos conselhos de escola e também de fiscalização. Essa valorização precisa e vai continuar pelos próximos três anos de mandato. Queremos ouvir toda a comunidade, mas também queremos que nos ouçam", Rafael Angelo Brizotto, que falou em nome dos diretores.
"Eu fui o candidato mais votado no segmento alunos. Vou trabalhar com honestidade por uma escola melhor para todos nós", disse Victor Norris, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adilson da Silva Castro.
"Quando decidi fazer parte desse processo, é porque sei que, atuando num trabalho voluntário, fazendo nossa representação como cidadãos, podemos construir escolas mais igualitárias e democráticas. Para isso, é necessário nos unirmos em benefício da escola pública", afirmou Graziela Amélia Lopes, representando os pais.
Os conselheiros têm papel fundamental na gestão compartilhada das escolas. Eles opinam, decidem e acompanham as questões do cotidiano da escola, como aprendizagem e gestão de verba pública, por exemplo. Aos que compõem o Conselho de Escola, cabe organizar as prioridades de assuntos sugeridos pela comunidade escolar.
O Conselho de Escola é composto pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos (desde que tenham, no mínimo, 10 anos), dos servidores, dos pais e da comunidade. De acordo com o regimento comum, o número de conselheiros depende da quantidade de alunos de cada estabelecimento. Assim, o tamanho do conselho varia por escola, podendo ser de 12 a 20 pessoas no total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário