terça-feira, 20 de agosto de 2013

Capacitação agrega conhecimento e oferece maior segurança a guias de turismo - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Curso Guia de Turismo
Guias de turismo participam de capacitação para melhor atender os visitantes na capital
André Luiz Silva Sobral
Curso Guia de Turismo
José Luiz Andrade, que é guia de turismo há 45 anos, participou do primeiro módulo
Os guias de turismo que participam do aperfeiçoamento oferecido pela Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória terminaram o primeiro módulo e aprenderam ou se reciclaram sobre histórias e memórias do Espírito Santo e a capital Vitória.
Guia de turismo e turismóloga, Roberta Lyra, 32 anos, destacou a troca de informações entre os guias e o contato direto com os professores. Há seis anos atuando como guia de turismo, Lyra disse que oportunidades assim devem ser aproveitadas, pois os turistas estão mais exigentes, bem informados e atentos aos bons serviços. "Precisamos estar seguros e a melhor maneira é nos reciclando na busca pelo conhecimento da novidade e do detalhe", observou Roberta, que lamentou apenas que outros municípios não tenham a mesma inciativa.
Guia de turismo há 45 anos, José Luiz Andrade, 65, disse que sempre haverá novidades para quem desejar aprender. Ele contou que o conteúdo foi amplo e saber mais sobre a cidade e suas inúmeras faces foi gratificante. "Quem persistiu e concluiu o módulo hoje certamente fará um trabalho melhor, será lembrado e elogiado pelos turistas e pelo próprio morador, orgulhoso de sua cidade", destacou Andrade. O guia disse que, agora, espera pelos outros módulos e que pretende cumprir toda a carga horária.

Motivação

A instrutora da turma de guias, Raquel Conti, diretora da Escola da Ciência - Biologia e História (ECBH) e servidora da Prefeitura de Vitória há 25 anos, surpreendeu-se com a motivação e vontade de aprender dos alunos.
Ela destacou que é um conteúdo amplo e denso, mas fundamental para quem propaga a informação. Também foram realizadas visitas técnicas ao patrimônio do Centro Histórico para contextualizar as matérias abordadas em sala de aula. "Compartilhar meu conhecimento é prazeroso. É a primeira vez que atendo uma turma com esse perfil, sei da importância do turismo para a cidade e desejo repetir a experiência em outras oportunidades".
André Luiz Silva Sobral
Curso Guia de Turismo
Roberta Lyra disse que é importante se reciclar para atender os turistas, que estão mais exigentes
Yuri Barichivich
Catedral Metropolitana de Vitória
Alunos fizeram visitas técnicas ao patrimônio do Centro Histórico, como à Catedral Metropolitana
Durante o curso, foram abordados os seguintes temas: a fase colonial de Vitória, arquitetura como fonte histórica, leitura de imagens, fortificação e a descoberta do ouro, época do café e os viajantes estrangeiros, imigração e etnias.
Os profissionais estão sendo capacitados em áreas diversas para agregar conhecimento ao trabalho de atendimento aos turistas que chegam a Vitória com variadas expectativas e em busca de informações, bons serviços e boas lembranças.

Direcionamento

Outros módulos abordados serão Ciências e Meio Ambiente no Espírito Santo e em Vitória; Arte no Espírito Santo e Espaço Geográfico Capixaba. Cada módulo terá 16 horas, num total de 64 horas.
Segundo a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Santos, os cursos farão com que os guias de turismo se sintam mais seguros. Ela destacou ainda que os professores também são orientados sobre o perfil das turmas e o direcionamento das disciplinas é feito de acordo com a proposta do projeto e público-alvo. "É um conteúdo vasto e interessante que será útil aos profissionais em busca de reciclagem e atualização".
Vitor Nogueira
O mar e a ponte da Ilha do Frade e em segundo plano prédios da Praia do Canto
Guias de turismo adquiriram novos conhecimentos sobre histórias e memórias de Vitória
Samira Gasparini
Projeto visitar no centro histórico de Vitória
Cursos farão com que os guias de turismo se sintam mais seguros

Nenhum comentário:

Postar um comentário