sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Associativismo: trabalho em equipe impulsiona o agronegócio



Senar/ES oferece treinamento que ensina a administrar o negócio rural e criar associações

Que tal aumentar a produtividade da atividade rural, administrar e criar associações e cooperativas rurais? Essas e outras ideias empreendedoras são possíveis por meio do Treinamento de Associativismo. A capacitação, oferecida pelo Senar/ES, em parceria com a Faes e com os Sindicatos Rurais, utiliza técnicas de gestão compartilhada, gerenciamento de pessoas e tomadas de decisão para desenvolver as competências necessárias para administrar um empreendimento coletivo, ou até oferecer condições para impulsionar a competitividade dos negócios que o produtor já possui.

O treinamento possui duração de 24 horas, distribuídas em três dias, e aposta principalmente nas atividades práticas para dar consistência ao conhecimento adquirido. Os produtores têm a oportunidade de desenvolver o trabalho coletivo e refletir sobre técnicas de liderança na hora de gerenciar uma equipe e garantir o sucesso do empreendimento. O treinamento é direcionado para a realidade de cada comunidade onde é ministrado.

A instrutora do Senar/ES, Luciana Schaeffer Abranches, destaca a importância do associativismo e os benefícios para os produtores. “O treinamento fortalece o espírito associativista e contribui para que unidos os produtores busquem melhorias para o trabalho no campo, como a diminuição de custos de produção. Com as ferramentas certas eles podem realizar compras coletivas, formar uma associação ou cooperativa, e até promover discussões sobre assuntos voltados para a comunidade”, aponta a instrutora.

As turmas possuem em média 15 vagas e podem participar produtores alfabetizados com idade acima de 16 anos. São utilizadas apostilas de apoio para a parte teórica e na prática os alunos realizam atividades lúdicas e técnicas, visando a elaboração do planejamento coletivo de uma associação já existente ou em formação.

Mais informações:
Iá! Comunicação/ Camilla Caldeira – (27) 3314-5909// 9953-6272
                         Caroline Csaszar – (27) 9964-4464



Nenhum comentário:

Postar um comentário