quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ações para transformar o Museu de Biologia em Instituto da Mata Atlântica


O prefeito de Santa Teresa, Claumir Zamprogno, o deputado federal Paulo Foletto e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir José Pela, visitaram na manhã desta segunda-feira (19), o Museu de Biologia Mello Leitão (MBML) para reunião com pesquisadores e funcionários da instituição. O deputado falou das ações desenvolvidas em Brasília na luta pela transformação do Museu em Instituto Nacional da Mata Atlântica.
Entusiasmado com a visita o diretor do Museu Mello Leitão, Hélio de Queiroz, acha muito importante a transformação do local em Instituto. “Seremos referência mundial em Mata Atlântica”, disse. Para o diretor, é fundamental que o deputado Paulo Foletto continue acompanhando a tramitação do Projeto de Lei (PL) 7437/2010 na Câmara Federal. “Esse monitoramento foi fundamental para que o PL andasse e atualmente está pronto para ser avaliado na última instância, que é o Senado Federal”, avaliou.
 Foletto se comprometeu em continuar acompanhando o andamento do PL nas Comissões do Senado e manter o diálogo com os senadores e relatores: “Iremos ao ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, com a sugestão de compra do antigo hospital do município, pelo Governo Federal, para ser a sede do Instituto Nacional de Mata Atlântica. As instalações são boas e a estrutura faz parte da arquitetura da cidade”, relatou.
Neste período de transição o Museu Mello Leitão tem sobrevivido de apoios informais para manter o enorme patrimônio constituído em suas coleções biológicas. As ações educativas do Museu têm recebido esse apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Prefeitura de Santa Teresa, por intermédio de convênio com a Sambio, a Associação de Amigos do Museu de Biologia Mello Leitão.
Período de transição
O diretor do MBML, Hélio de Queiroz, entregou ao deputado federal e ao secretário Jadir Pela, um documento onde constam as necessidades mais imediatas do Museu, para que a instituição possa atravessar este período de transição, até a consolidação do Instituto Nacional da Mata Atlântica, sem prejuízo de suas atividades.
Para o secretário o campus do Ifes de Santa Teresa pode ser um grande parceiro do Museu, pleiteando bolsas de estudo na área de Ciências Biológicas junto à Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo (Fapes). “Vou analisar esse documento e verificar as condições para criações de convênios com o Museu”, disse.
O Museu tem trabalhos voltados para educação e difusão científica nas áreas de biodiversidade, pesquisa e investigação científica. O principal tema das pesquisas apoiadas pelo Museu é a biodiversidade da Mata Atlântica no Estado. O MBML acumulou, ao longo dos anos, um grande acervo de publicações sobre a Mata Atlântica, além de uma rica e ampla coleção biológica.
Além do prefeito, do diretor do Museu, do deputado federal e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho participaram da reunião o diretor do campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Santa Teresa, Moacyr Antônio Serafini; os vereadores Wannir Siqueira Filho, o Kiko e Jorgias Luiz Perpétuo, o Bimbão; o presidente técnico da Sambio, Ronaldo Pinheiro, além de estudantes e líderes comunitários.
Com informações do blog do deputado federal Paulo Foletto e da Rádio Sim de Santa Teresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário