sexta-feira, 23 de agosto de 2013

2013... QUE VENHAM.



             Que venham os cubanos, portugueses, libaneses, sírios, africanos, haitianos, argentinos, espanhóis, suíços, alemães, franceses, ingleses, italianos, japoneses, chineses, coreanos, palestinos, bolivianos, norte americanos, noruegueses, russos, poloneses e gente de outras origens racial e geográfica.
Vou aguardá-los e abraçá-los, vou abrir a porta da frente.

              Lá no início do Brasil, 1500, os portugueses chegaram sem pedir licença e entraram. Depois nos porões dos navios trouxeram aos milhares os negros africanos para ser a força de trabalho escravo e desumano. Os navios conhecidos como tumbeiros, porque muitos embarcaram na África e não desembarcam no Brasil, ficaram sepultados no Oceano Atlântico.    
         
               Mais adiante para tornar mais branca a população do Brasil, trouxeram os suiços, que no início dos anos 1800 vieram para Friburgo. Nos navios dezenas deles morreram e tiveram como última morada o Oceano Atlântico. Os negros já haviam experimentado esta situação.
       
        Já no meio dos anos 1800 vieram outros europeus, tangidos pela fome nos seus países e empurrados pelos seus dirigentes que os via como proletários que deveriam tomar outro rumo, deixar a sua terra. Assim foram os alemães, italianos, espanhóis, pomeranos, libaneses, asiáticos e muitos outros grupos. O Brasil os acolheu, como sempre fez. Acolher é um verbo da alma brasileira, embora alguns não gostem de usá-lo e praticá-lo.
   
           Já no século XX os banidos de suas pátrias arrasadas pelas guerras também foram acolhidas.  É assim este Brasil multi colorido e multi racial, tenhamos a herança e a prática maldita da senzala e da casa do senhor de engenho.

           Nas minhas veias corre o sangue do imigrante português e libanês; mas na dos meus filhos corre o sangue do imigrante suíço; nas veias do meu neto e da minha neta já corre o sangue do imigrante espanhol. Isto é o que eu sei. E o que eu não sei. Mais adiante, na próximas gerações vai correr outras sangue de outros povos.

          Por tudo isto eu tenho de dizer para os que me querem ouvir e também para os que não me querem ouvir:2013... QUE VENHAM.
          QUE VENHAM TODOS PARA O MEU BRASIL. QUE VENHAM SEMPRE, COMO VIERAM OS MEUS ANTEPASSADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário