segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Administração rural funciona como alavanca para os negócios no campo

O treinamento de Administração Rural traz ferramentas estratégicas por meio do trabalho em equipe
Um dos principais objetivos de trabalho do Senar/ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) é a busca pelo desenvolvimento do agronegócio capixaba por meio da formação profissional do homem do campo. Com essa visão é que a entidade, em parceria com a Faes (Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo) e os Sindicatos Rurais, oferece o treinamento de Administração de Propriedades em Regime de Economia Familiar. A capacitação oferece ao produtor ferramentas que o auxiliam a fazer uma boa administração de seus recursos e com estratégias empreendedoras.
São 24 horas de treinamento, distribuídas em três dias, em que são trabalhados os conceitos básicos da administração, técnicas de gestão, planejamento, organização, controle e direção. Além disso, as aulas valorizam principalmente o aprendizado na prática, em que são realizadas dinâmicas de grupo para trabalhar a importância de práticas associativistas na administração de uma propriedade.
Segundo o instrutor do Senar/ES, Rodrigo Martins de Souza, a capacitação permite que o aluno mude a visão dele a respeito da própria propriedade. “A tendência é que o produtor veja a propriedade rural apenas com os olhos voltados para o operacional, ou seja, focado na produção. Com o treinamento queremos que o produtor entenda a importância de ver a propriedade como uma empresa e, assim, dar um salto nos negócios”, defende Souza.
A procura pelo curso aumenta a cada ano por conta das inovações tecnológicas no agronegócio e as novas tendências de mercado para o setor primário capixaba. “Historicamente outro conceito preservado é o de pensar que o treinamento de administração se limita à teoria e aulas meramente explicativas, mas isso já mudou. Quem participa sempre se surpreende com as aulas práticas e acaba passando a experiência para frente”, afirma o instrutor.
As turmas devem ter entre 12 e 20 alunos, com idade mínima de 16 anos e alfabetizados. Apesar do nome oficial, o treinamento atende ao produtor de qualquer porte. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para obter mais informações sobre os treinamentos do Senar/ES.

Mais informações:
Iá! Comunicação/ Camilla Caldeira – (27) 3314-5909// 99953-6272
                         Caroline Csaszar – (27) 99964-4464

Nenhum comentário:

Postar um comentário