“Se a obra pública não proporcionar benefícios para a população, não faz sentido. Arquitetos e engenheiros precisam pensar nisso.” Essa foi a principal ideia da reunião realizada no último dia 22, em Itapemirim, com o arquiteto Ciro Pirondi, sua equipe, o prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva e os secretários municipais.
A frase dita por Ciro sensibilizou os presentes e mostrou a determinação do grupo em trabalhar para planejar o Itapemirim que todos sonham. “Estamos analisando as origens de Itapemirim, porque não podemos partir do zero nem se basear em outra cidade. Cada lugar é único”, explicou o arquiteto.
Durante a reunião, todos puderam observar que as cidades mais elogiadas e visitadas foram planejadas e que isso depende da capacidade e de interesse político. “Pensamos que a ideia da pressa é a ideia do progresso, mas na verdade é o contrário, precisamos de tempo para planejar”, completou Ciro.
Para Dr. Luciano, este será um momento único na história do município. “Já estamos há um ano planejando essas mudanças e, agora, com a ajuda de todos, iremos começar a colocar em prática. Todas as obras irão priorizar qualidade, sustentabilidade e benefícios diretos para a população”, garantiu.
O procurador geral do município, José das Graças Pereira, participou da reunião e disse estar surpreendido com o projeto de reurbanização que será implantado na cidade. “Não esperava encontrar um projeto tão ousado. Estou emocionado, porque entendo que Itapemirim precisa inibir essa ideia de que dependemos de temporadas específicas para nos fortalecer. Temos capacidades de crescer muito mais”.
Ciro Pirondi é diretor e professor na Escola da Cidade de São Paulo e coordena a equipe de quatro arquitetos, que trabalham nos projetos para Itapemirim. A equipe é formada por Sheila Basílio, Egidio de Luca, Camila Pares e Luiza Zacché.
Nenhum comentário:
Postar um comentário