A Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento Alimentar de Guaçuí têm realizado reuniões para conhecer algumas técnicas atuais sobre sistemas de produção de alimento sustentáveis que vem se destacando na atualidade, pois vai contra os impactos ambientas causados principalmente pelas diversas técnicas agrícolas e industriais, entre esses sistemas, destacam-se a agroecologia e a permacultura. Foi feita uma avaliação sobre a possibilidade de implantar programas relacionados a permacultura e agroecologia no município em especial nas zonas rurais onde é possivel a produção de adubos organicos, podendo assim, substituir boa parte dos produtos químicos muito utilizados na agricultura atualmente. Vale ressaltar ainda que Guaçuí é um município com grandes possibilidades para tais sistemas agroecológicos e sustentáveis e que já temos mais de 20 famílias beneficiadas com o projeto agroecológico PAIS (Programa Agroecológico Integrado e Sustentável) em parceria com o MDA e Estado, esse programa contempla uma horta circular com um galinheiro no centro e espaço para uma área de escape para produção de frutas e circulação das galinhas que também estão inclusas no projeto.
Agroecologia
A agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. O termo pode ser entendido de diversas formas: como ciência, como movimento e como prática. Nesse sentido, a agroecologia não existe isoladamente, mas é uma ciência integradora que agrega conhecimentos de outras ciências, além de agregar também saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades indígenas e camponesas.
Permacultura
Significa cultura permanente, é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário