quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Vigilância faz ação preventiva contra dengue e dedetização nas escolas em Viana



Texto: Andressa Rocon / Foto: Siumara Gonçalves
29/01/2014 - 15:39 h

Nesta quarta-feira (29), equipes da Vigilância Sanitária de Viana percorreram alguns bairros do município no combate à dengue. O foco é conscientizar a população que simples atitudes podem evitar o aparecimento e a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Durante toda a manhã, as equipes estiveram no bairro Nova Bethânia onde visitaram residências em busca de focos do mosquito, além de conscientizar a população sobre os riscos que a dengue pode causar à saúde.

O morador Adriano Braz Ferreira, recebeu a equipe da Vigilância e contou que aprova a ação. “Acho muito válida, pois a dengue é uma doença que pode matar. O serviço da saúde é fundamental, mas também devemos fazer a nossa parte não deixando água parada”, destaca.

Dedetização nas escolas
Aproveitando o período de férias escolares, os agentes da Vigilância Ambiental estão promovendo a dedetização em todas as escolas da rede municipal neste mês de janeiro. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde e Educação para atuar preventivamente e eliminar possíveis criadouros de pragas e roedores. A ação também permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. dedetização CMEI.jpg

“Aproveitamos a época de férias dos alunos para dedetizar todas as escolas, evitando a intoxicação”, ressaltou o diretor de Departamento da Vigilância Municipal de Saúde do município, Sayler Vitoriano Monteiro de Miranda.

Os agentes de Pragas Urbanas da Vigilância Ambiental, Benedito Martins de Jesus, Rafael Gomes de Jesus e João Luiz Rodrigues, estiveram no CMEI Lourdes Maria Carvalho Capdeville, em Universal, para realizar a dedetização no prédio da unidade. Equipe vigilancia ambiental.jpg

Segundo o agente Benedito Martins de Jesus, os produtos são utilizados de acordo com o índice e o local de proliferações. “Para cada local é utilizado um determinado produto. Nos bueiros colocamos o bloco parafinado que combate à desratização. Já em creches e escolas são colocadas formulações granuladas, embaixo de armários, por exemplo, para que crianças não tenham o contato com o produto”, explicou o agente.benedito2.jpg

Outra escola que já passou pelo procedimento de dedetização é a EMEF Adamastor Furtado, em Universal. À tarde a equipe esteve nos bairros Soteco e Caxias do Sul realizando o serviço nas unidades escolares. 


Ouvidoria da Prefeitura de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706
E-mail: 
ouvidoria@viana.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário