sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cinco empresas são abertas por dia em Cachoeiro

A Sala do Empreendedor orienta pessoas interessadas em abrir um negócio


Pelo quarto ano consecutivo, Cachoeiro de Itapemirim registrou aumento no número de novos negócios. Em 2013, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, foram abertas 1.785 empresas no município, média de cinco por dia. O crescimento em relação a 2012 é superior a 10%. 


Os pequenos negócios, no setor de serviços, são maioria. “Cachoeiro oferece condições favoráveis ao surgimento de novas empresas. Temos processos desburocratizados e políticas públicas que incentivam, principalmente, a formalização das micro e pequenas empresas, que geram renda, empregos e têm potencial para crescer”, considera o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho. 

Nos últimos cinco anos, foram criadas 6,5 mil empresas em Cachoeiro. Nesse período, a prefeitura adotou medidas para incentivar as empresas de pequeno porte. Algumas delas são a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, a revisão da legislação tributária municipal, a ampliação do programa Nossocrédito (de microcrédito) e a criação da Sala do Empreendedor, que orienta o microempreendedor individual no processo de formalização.

Além disso, na cidade, as consultas de viabilidade para abertura de empresa são liberadas no prazo de até dois dias úteis. Elas podem ser feitas via internet, por meio do Registro Integrado (Regin), implantado pela prefeitura de forma pioneira no estado, com apoio da Junta Comercial (Jucees). 

Com as ações de apoio às empresas, o município conquistou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em duas categorias, em 2012. E, atualmente, é o único capixaba na final do Prêmio ODM Brasil, do governo federal, com o projeto “Formalização dos Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual”.

Formalize-se!
Sala do Empreendedor - Mercado Municipal São João, bairro Amarelo
Atendimento: das 7h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário