quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Agentes de saúde de Vitória recebem smartphones e atualizam dados de visitas em tempo real


André Sobral
Entrega de Smartphones
Agentes comunitários de saúde receberam os smartphones para agilizar as visitas domiciliares
Entrega de Smartphones
Informações colhidas pelos agentes nas visitas caem em tempo real na Rede Bem Estar
A Prefeitura de Vitória deu mais um passo para qualificar e agilizar o serviço de saúde da capital. Agora, todos os agentes comunitários de saúde que atuam no município lançarão os dados da população diretamente no aparelho smartphone durante as visitas domiciliares. As informações colhidas caem diretamente na Rede Bem Estar, em tempo real.
Antes da implantação dessa tecnologia, os agentes realizavam todo o trabalho manualmente, preenchendo os formulários de papel. Somente no final das visitas, eles retornavam para as unidades de saúde de referência e lançavam todas as informações no sistema.
Todos os smartphones são equipados com conexão 3G, permitindo que os agentes consultem suas agendas de visitas em tempo real, além de permitir que as informações sejam registradas no prontuário eletrônico do paciente, na Rede Bem Estar, também em tempo real. Além disso, os equipamentos também fazem o geo-referenciamento das famílias a cada registro de visita.
Os aparelhos foram entregues aos servidores na última terça-feira (28), quando aconteceu uma cerimônia simbólica na Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), que contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning. "A utilização dessa nova ferramenta representa um ganho enorme para a saúde do município. A inclusão dos dados em tempo real facilita o trabalho dos agentes e os relatórios saem totalmente atualizados, otimizando e agilizando as intervenções necessárias", disse a secretária.
Vitória possui 399 agentes comunitários de saúde, cuja rotina de trabalho inclui o conhecimento do território de saúde de referência e sua população, da dinâmica familiar e social e o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas. Esse trabalho, que é considerado uma extensão dos serviços de saúde dentro das comunidades, é realizado através de visitas domiciliares a todas as residências.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário