Yuri Barichivich
Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela foi recebido pelo prefeito Luciano Rezende no gabinete, onde conversaram sobre o Vitória Alfabetizada
O arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, esteve nesta última quinta-feira (30) na Prefeitura e, além de conversar com o prefeito Luciano Rezende sobre a capital, conheceu o projeto Vitória Alfabetizada, que tem o objetivo de garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de 4 mil jovens e adultos moradores da cidade.
Lançado em julho de 2013, o projeto já conta com 307 alunos, que formam 17 turmas em 10 bairros de Vitória. O religioso falou sobre a participação da Igreja em projetos sociais, como o da alfabetização de adultos. "A Igreja está sempre colaborando com aquilo que edifica a pessoa humana. Nesse campo social, aquilo que nos competir enquanto Igreja, sem nenhum compromisso partidário, a Igreja Católica estará sempre ao lado para ajudar, para que a pessoa seja mais respeitada, valorizada e possa ser produtiva para uma sociedade melhor. A alfabetização é fundamental e o projeto é maravilhoso".
O prefeito agradeceu o interesse da Arquidiocese de Vitória em participar da iniciativa municipal. "Foi uma grande honra receber Dom Luiz Mancilha. É muito importante que a gente construa parcerias como essa com a Igreja. É um trabalho que envolve toda a sociedade para que a gente faça de Vitória uma cidade com analfabetismo zero e cumpra a nossa meta de alfabetizar 4 mil jovens e adultos até 2016", afirmou.
De acordo com Maria da Luz Fernandes, assessora da Arquidiocese de Vitória, a Igreja quer ser parceira da iniciativa de alfabetização de adultos. "Vamos entrar em contato com a coordenação do Vitória Alfabetizada para ver como podemos viabilizar isso na prática", explicou.
Objetivos
Yuri Barichivich
Salões de igrejas e associações de moradores sediam as aulas do projeto Vitória Alfabetizada
O diferencial do programa em Vitória está relacionado à integração de políticas públicas em que, além de assegurar a alfabetização, o público beneficiado terá oportunidade de, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), frequentar as aulas do curso Empreendedorismo e Associativismo.
Em seguida, o participante poderá ter acesso ao microcrédito, complementando o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade.
Outro objetivo do Vitória Alfabetizada é proporcionar aos jovens e adultos a ampliação de seus conhecimentos do mundo, da cultura e de matemática, além de assegurar aos jovens e adultos a oportunidade de continuar o processo de escolarização formal.
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário