segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Empresários conhecem Plano do governo do ES para evitar alagamentos na BR 262

Texto: Geiza Ardiçon / Foto: Siumara Gonçalves27/01/2014 - 18:04 h

Empresários do município de Viana conheceram na manhã desta segunda-feira (27) o Plano de Redução de Risco que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) desenvolverá em Viana, o único da Grande Vitória a contar com essa intervenção preventiva às chuvas.
Participaram representantes de empresas localizadas às margens da BR 262 e nas proximidades do córrego do Ribeira, local que passará por intervenções por meio deste plano, que prevê a prevenção de alagamentos na região. O Plano de Redução de Risco conta com um estudo para os próximos 50 anos e terá o investimento de R$ 50 milhões.
O prefeito Gilson Daniel esteve presente durante a apresentação feita pelo subsecretário da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau e por demais membros da equipe da Sedurb, ocasião que também contou com a participação de representante do Ministério Público e da ECO 101. “O governo do Estado tem sido parceiro do município e esta intervenção vem somar para a garantia da qualidade de vida no município e para a garantia que essa área da BR 262, que em anos anteriores alagava, não sofra mais com este tipo de desastre. Por isso, a importância de dialogar e apresentar para as empresas que estão naquela região mais este desenvolvimento para a cidade", destacou o prefeito.
Plano
Viana é o único município da Grande Vitória contemplado pelos Planos de Redução de Risco e Projeto de Engenharia do Governo do Estado. O trabalho é desenvolvido por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e visa atender a um grupo de 17 municípios com o objetivo de ampliar ainda mais a prevenção a desastres causados pelas chuvas no Espírito Santo.
O trabalho faz parte dos projetos estratégicos do Executivo Estadual e compreende a elaboração do Plano Diretor de Águas Pluviais/Fluviais (PDAP), Plano Municipal de Redução de Risco Geológico (PMRR) e Projetos de Engenharia. Além de Viana também serão atendidos pelos planos os municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Bom Jesus do Norte, Castelo, Domingos Martins, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, João Neiva, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Vargem Alta.  
Gilson Daniel enfatizou que a integração neste processo quanto aos cuidados para garantir a segurança da população diante às chuvas, é essencial para a qualidade do trabalho a ser desenvolvido. “É enriquecedor para o município fazer parte deste grupo dos municípios contemplados. A ação agrega valor ao empenho da equipe do Comitê de Ações Emergenciais que já iniciou seus trabalhos. O apoio do governo estadual muito nos fortalece. Estamos à disposição para garantir a execução plena de todos os planos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário