sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeito de VILA VELHA demite servidor e afasta seguranças do PA da Glória

O prefeito de Vila Velha Rodney Miranda exonerou, na tarde desta quinta-feira (30), um servidor que trabalhava no Pronto Atendimento da Glória e determinou a substituição imediata de dois seguranças que atuavam na unidade.

As providências são fruto da apuração realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por determinação do prefeito. Na última segunda-feira (27), a esposa de um paciente que deu entrada no Pronto Atendimento, por volta das 16 horas, denunciou o espancamento do marido e alegou que a agressão teria sido praticada por dois seguranças de uma empresa terceirizada, que presta serviços de vigilância para a Prefeitura.

Ao tomar conhecimento dos fatos, o diretor da unidade registrou ocorrência, solicitou as imagens do circuito interno de TV ao servidor responsável pelo videomonitomento e comunicou o fato à Secretaria Municipal de Saúde e ao prefeito. Num primeiro momento as imagens fornecidas pelo chefe de segurança do PA à direção não apresentaram qualquer sinal de distúrbio ou anormalidade, contrariando o que havia sido denunciado pelo paciente.
 
Porém, ao instaurar procedimento interno de apuração, a direção do Pronto Atendimento constatou que o relógio do sistema de videomonitoramento não estava ajustado para o horário de verão, concluindo assim que as imagens fornecidas não correspondiam ao horário relatado pelo paciente. Iniciou-se, então, uma varredura no sistema de gravação das imagens, o que apontou que o paciente, de fato, havia sido agredido e que o trecho apresentado pelo chefe da segurança não correspondia ao horário do fato.
 
Nessa nova varredura as imagens mostram claramente que o paciente do PA, autor da denúncia, foi agredido por dois seguranças, funcionários da empresa que presta serviços de segurança em regime terceirizado para a Prefeitura de Vila Velha.
 
As imagens registram o momento em que os dois seguranças carregaram o paciente pelos braços e pernas para um canto da unidade e começaram a desferir chutes e socos, sem oferecer qualquer possibilidade de defesa ou reação. "As imagens por si chocam pela agressividade e covardia dos seguranças, fato que se torna ainda mais grave em se tratando de um paciente que foi até o PA da Glória em busca de atendimento médico, queixando-se de fortes dores na coluna. Uma conduta inadmissível e que deve ser punida com o rigor da lei", afirma o prefeito Rodney Miranda.
 
O prefeito acrescenta que outro agravante é o fato de, nessas mesmas imagens, o chefe de segurança do PA não ter esboçado a mínima reação de repúdio à conduta dos seguranças, não ter adotado providências nem ter comunicado o ocorrido à direção. Diante das imagens e da apuração interna, verificou-se indícios de omissão de informações, considerando que o servidor assistiu às cenas de agressão passivamente.
 
Diante da inequívoca agressão sofrida pelo paciente por parte dos vigilantes e da conduta do servidor, o Prefeito de Vila Velha determinou a imediata exoneração do chefe de segurança do PA e o afastamento dos dois seguranças agressores, fato que foi devidamente comunicado à empresa prestadora de serviços de vigilância. Além disso, a Prefeitura de Vila Velha encaminhou à Polícia uma cópia das imagens e cópias dos ofícios com as medidas administrativas adotadas pela municipalidade.
 
A Prefeitura repudia o ocorrido e assegura que a conduta dos envolvidos nesse episódio não coaduna com os princípios da administração, que preza o respeito e a dignidade da pessoa humana, sendo contrária a qualquer tipo de agressão, seja ela física ou moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário