Divulgação Terra
Jovens do Residencial Bela Vista se divertiram nos aparelhos da Praça da Ciência
Divulgação Terra
Visita ao local marcou o encerramento das atividades do projeto Harmonizarte
Crianças e adolescentes do Residencial Bela Vista aprenderam de forma lúdida a estreitar os laços com os pais e com os vizinhos, além de se conhecerem melhor. Com brincadeiras e atividades interativas, eles participaram de 10 encontros do projeto Harmonizarte, promovido pela Poligonal 8 do Programa Terra Mais Igual.
O encerramento aconteceu na tarde desta última quarta-feira (29), na Praça da Ciência, onde os pequenos, de 8 a 14 anos, puderam aprender um pouco mais de física e ciências se divertindo.
Erica de Araújo Santos, de 13 anos, falou do que mais gostou nos encontros: “Fizemos até uma boneca de jornal. Quando terminava a aula, tínhamos uma avaliação diária de como foi. Gostaria muito que o projeto continuasse por muitos anos”, afirmou.
Tayron Eduardo Correia dos Santos, 12, participava do projeto com a irmã mais nova, Chayla Keroly, 6, e elogiou as brincadeiras e comidas. “Gostei muito das brincadeiras do pai Francisco e João e das comidas”. A mãe deles, Maria José Correia, 30, complementou: “O Tayron não perdia um dia do Harmonizarte. Já a Chayla apreendeu a fazer uma bonequinha. Achei a iniciativa muito boa para o desenvolvimento das crianças”, acrescentou.
Andressa Rodrigues de Souza Amaral, 33, disse que a filha Hagattha, de 9 anos, gostou muito do projeto. “Apesar de tímida, Hagattha socializou bastante. Perguntou até quando que teria de novo”, disse.
Iniciativa
O projeto surgiu em 2013, a partir do curso Arteterapia feito pelas assistentes sociais do Terra Mais Igual Ismênia Novaes Barbosa e Clotilde Frota Cosme.
O objetivo do Harmonizarte é fortalecer o elo entre os pais e filhos e os membros da comunidade. Durante os encontros semanais, eles fizeram atividades interativas e tiveram dois atendimentos individuais para expressar seus sentimentos.
Ismênia conta como foi feito o trabalho: “Buscamos dar voz às crianças por meio da arte e do lúdico. Planejamos o trabalho com foco na cidadania: 'Eu e eu, como eu me vejo?'; 'como eu me vejo em grupo?'; 'como eu me vejo na minha família?”; 'como eu me vejo no grupo?'; 'como eu me vejo em sociedade?'; 'como eu posso fazer para melhorar isso?'”, ponderou.
No momento, está em estudo a realização do projeto em outras poligonais. “Está em análise se o projeto será implementado em outras poligonais reassentadas, já que elas vivem em uma realidade em que precisam conhecer o outro”, finalizou Ismênia.
Divulgação Terra
Entusiasmo e alegria marcaram o passeio dos pequenos na Praça da Ciência
Divulgação Terra
Pequenos foram acompanhados das mães e das assistentes sociais na visita
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Informações à imprensa:
Secom - Prefeitura de Vitória (gabcom@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Nenhum comentário:
Postar um comentário