quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tempo integral em 21 escolas municipais de Cachoeiro

No turno oposto ao das aulas, alunos têm reforço escolar e atividades optativas, como judô


Em 21 escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim, alunos do ensino fundamental terão educação em tempo integral durante o ano letivo de 2014, que começa na próxima semana. Elas fazem parte do Mais Educação, programa que amplia a jornada escolar diária para sete horas, com a oferta de acompanhamento pedagógico e atividades culturais e esportivas.

Cada unidade vai atender a turmas de até 100 estudantes nesse regime. No turno oposto ao das aulas regulares, eles terão reforço escolar em matemática e português e poderão participar de oficinas de percussão, informática, dança, teatro, capoeira, natação, judô, pintura, entre outras atividades, realizadas na própria escola e em espaços das comunidades. Vão contar, ainda, com café da manhã, almoço e lanche.
A escolha dos alunos a serem atendidos é feita pelas unidades de ensino. Têm prioridade beneficiários do Bolsa Família e os que precisam melhorar o rendimento escolar. Para desenvolver as atividades do programa, as escolas recebem do governo federal os recursos para contratação de instrutores e compra de equipamentos e materiais de apoio.

A oferta de educação em tempo integral na rede municipal de Cachoeiro teve início em 2010, com a adesão de seis escolas ao Mais Educação. “Desde então, conseguimos ampliar o número de unidades participantes, o que ajudou a gerar resultados importantes, como a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, considera a subsecretária de educação básica do município, Roselane Araújo.

Outra vantagem do período integral é apontada pelo Ministério da Educação. De acordo com o órgão, os alunos do Mais Educação de todo o país têm apresentado melhor desempenho na Prova Brasil, que avalia conhecimentos em português e matemática.

“Além do melhor rendimento em sala de aula, a educação integral oportuniza o bom aproveitamento do tempo ocioso, afasta os estudantes do risco social, melhora a convivência familiar, possibilita a prática de esportes e o acesso a cultura, lazer e tecnologia. São aspectos importantes para o desenvolvimento dessas crianças e jovens”, frisa Roselane Araújo.

Escolas do programa Mais Educação em Cachoeiro 

Emeb “Anísio Vieira de Almeida Ramos”, bairro Vila Rica
Emeb “Athayr Cagnin”, bairro Abelardo Machado
Emeb “Anacleto Ramos”, bairro Ferroviários
Emeb “Desdedith Baptista”, bairro Alto Coramara
Emeb “Florisbelo Neves”, bairro Novo Parque
Emeb “Gércia Ferreira Guimarães”, bairro Village da Luz
Emeb “Julieta Deps Tallon”, bairro Zumbi
Emeb “Jenny Guárdia”, bairro São Geraldo
Emeb “Juracy Cruz”, bairro São Luiz Gonzaga
Emeb “Luiz Marques Pinto”, bairro Aeroporto
Emeb “Luiz Pinheiro”, bairro Coronel Borges
Emeb “Luiz Semprini”, distrito de Pacotuba
Emeb “Maria das Dores Pinheiro Amaral”, bairro Elpídio Volpini (Valão)
Emeb “Maria Stael de Medeiros Teixeira”, bairro Village da Luz
Emeb “Monte Alegre”, comunidade de Monte Alegre
Emeb “Monteiro Lobato”, bairro Alto União
Emeb “Oswaldo Machado”, bairro Baiminas
Emeb “Padre Gino Zatelli”, bairro Gilson Carone
Emeb “Prof. Pedro Estellita Herkenhoff”, bairro Waldir Furtado Amorim
Emeb “Zilah Lima de Moura”, bairro Monte Cristo
Emeb São Vicente, distrito de São Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário