quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Em Vitória Agentes de trânsito iniciam Operação "Volta às Aulas" a partir desta segunda

Carlos Antolini

Dois guardas municipais, agentes de trânsito, em frente a escola
Agentes da Guarda Municipal ajudam a organizar e ordenar o trânsito em frente às escolas
Assim que as escolas iniciam o ano letivo, o trânsito de Vitória registra um aumento significativo de veículos nas vias. Embora toda a cidade seja impactada com o crescimento do número de carros em circulação, os conflitos ficam ainda mais intensos em frente às unidades de maior fluxo de alunos, principalmente nos horários de entrada e saída das aulas.
Por esse motivo, os agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal iniciam, a partir desta segunda-feira (3), a Operação "Volta às Aulas" em diversas escolas da capital. A ação será dividida em duas vertentes: proteção à vida e organização do trânsito.
Em frente às unidades em que os motoristas realizam o estacionamento em fila dupla e travam rotatórias, em pleno desrespeito às leis de trânsito, os agentes realizam o trabalho de gerenciamento do fluxo de veículos. Na maioria dos casos, apenas a presença dos agentes é suficiente para o reordenamento do trânsito, havendo poucos autos de infração nos locais.
O gerente de Fiscalização e Operação de Trânsito da Guarda Civil Municipal, Marcelo Perozini, explica que a falta de educação dos motoristas e o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são as principais causas dos engarrafamentos em frente às escolas.
"Esse trabalho de organização feito pela Guarda Municipal não seria necessário se todos os motoristas seguissem as regras e pensassem mais no outro. Chegar um pouco mais cedo, estacionar próximo à escola e encaminhar o filho até a porta da unidade reduziria muito o problema. Ficar esperando a criança em frente à escola, mesmo dentro do carro, também não pode. É considerado um estacionamento irregular. O que é permitido é apenas a parada, que é o tempo estritamente necessário para o embarque e desembarque do passageiro", explicou.

Segurança

Carlos Antolini
Agente da Guarda Municipal de trânsito em frente a escola
Agentes ficam posicionados próximos às unidades para auxiliar os estudantes na hora de atravessar a faixa de pedestres
A outra vertente da Operação "Volta às Aulas" é o trabalho de segurança aos alunos de escolas próximas às vias mais movimentadas e que oferecem riscos aos estudantes. Os agentes auxiliam a travessia sobre a faixa de pedestres e obrigam os veículos que transitam pelo local a reduzir a velocidade e parar quando os alunos estão atravessando.
Um dos locais mais críticos é a rodovia Serafim Derenzi e, por isso, todas as escolas da rede municipal próximas recebem o auxílio dos agentes de trânsito.
Confira as escolas e creches atendidas pela Operação "Volta às Aulas"
  • Todas as escolas da rede municipal ao longo da rodovia Serafim Derenzi
  • Primeiro Mundo (Santa Lúcia)
  • Leonardo Da Vinci (Santa Lúcia)
  • São Domingos (Bento Ferreira)
  • Colégio Salesiano (Jardim Camburi)
  • Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares (Jardim Camburi)
  • Idade Criativa (Jardim Camburi)
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro De Castro Mattos (Jardim da Penha)
  • Emef Aristóbulo Barbosa Leão (Bento Ferreira)
Matéria relacionada
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-3009 / 98889-5563

Nenhum comentário:

Postar um comentário