quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

História do garimpo em Santa Maria de Jetibá é atração em Sítio de agroturismo

No interior do tunel que fica sob a mata atlântica é possível contemplar formações rochosas cristalinas de muitas colorações
Fabricio Ribeiro
Comunicação Santa Maria de Jetibá
www.pmsmj.es.gov.br

O que não falta em Santa Maria de Jetibá são lugares interessantes para se conhecer e curtir. Como a represa do Rio Bonito, Pedra do Garrafão, arquitetura típica e os inúmeros vales produtores de alimentos pelas mãos dos descendentes de pomeranos – a cidade é a mais pomerana do Brasil. Tem ainda alemães, holandeses, poloneses, italianos...
E um capítulo para lá de interessante é a história do garimpo em Santa Maria da mais brasileira das pedras preciosas: a água marinha. Com lavras na região entre Rio Possmoser e Alto Santa Maria, a garimpagem foi iniciada no final da década de 30 do século passado. Seguiu até a década de 80, quando o escasseamento das pedras e as restrições ambientais fizeram declinar e extinguir a atividade. 
Tudo isso pode ser conferido no Sitio Schmidt.  Com direito a se aventurar num autentico túnel de garimpeiros cavado sob a floresta. Tem ainda exposição de ferramentas da época, como picaretas e gasões (lampiões a base de carbureto e água). Uma apresentação de slides e fotos completam o sobrevoo histórico. 
O Sítio Schmidit recebe grupos de visitantes e turistas que passam o dia integrados no cotidiano de uma família de descendentes pomeranos, povo do norte da Europa Central, cujo território era banhado pelas águas do mar Báltico e hoje compreende as porções norte da Alemanha e Polonia.
Os pomeranos foram uma das etnias que chegou ao Espírito Santo no ciclo das migrações europeias, em meados do século XIX.
Santa Maria conta com o Circuito Turístico Terras Pomeranas que integra o Sitio Schmidt e outros empreendimentos e atrativos e tem a parceria da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura, entre outras instituições.
Para chegar e contatos:
Vista panorâmica do Sítio que abriga tuneis de garimpo, lavouras diversas e muita floresta nativa e em recuperação. Na foto acima alguns gasões utilizados pelos antigos garimpeiros

O Sitio Schmidt fica a 16.5 quilômetros, sendo 3,5 de estrada de chão, do centro de Santa Maria de Jetiba pela rodovia que segue para Garrafão. O acesso é pela entrada de Alto Santa Maria.
O telefone é 27- 99917-7210, email: sitioschmidt@hotmail e Facebook: sitio.schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário