As enfermeiras que trabalham nas unidades de saúde de Itapemirim participaram, nesta terça-feira (28), de mais uma qualificação para melhorar o atendimento à população. Desta vez, o foco foi o pré-natal de alto risco. Representantes do Hospital Menino Jesus também participaram do curso, que foi realizado no auditório da Unidade Saúde da Família (USF) Maria da Penha Freire Mezher, no bairro Jardim Paulista.
Ao todo, 15 enfermeiras participaram do treinamento, que é a continuidade de uma série de qualificações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. No dia 17 de janeiro, as enfermeiras aprenderam mais sobre o pré-natal de risco habitual, quando não há riscos fora do comum para a gestante. A avaliação de alto risco é dada quando a paciente possui alguma doença que possa prejudicar o desenvolvimento do bebê, como hipertensão e diabetes, ou quando a gestante é adolescente ou tem mais de 35 anos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, qualificar os servidores é prioridade para alcançar a excelência no atendimento.
“Estamos realizando diversas qualificações porque entendemos que o servidor precisa estar bem preparado para receber os pacientes. Em relação ao pré-natal, nosso município faz parte da Rede Cegonha, do Governo Federal, além de possuir um hospital de referência para a região. Logo, precisamos garantir que a gestante receberá o melhor atendimento nas nossas unidades e no momento do parto”, explica Alex.
O secretário explica, também, que as gestantes que apresentavam qualquer complicação, antes dos investimentos, precisavam procurar hospitais de Cachoeiro de Itapemirim, que era a referência da região, e que os exames demoravam até três meses para ficarem prontos. “Hoje, todo o pré-natal é realizado em uma de nossas unidades de saúde e, quando a gestação é de alto risco, a paciente é encaminhada para o Hospital Menino Jesus e este faz a condução do caso conforme a indicação”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário