Elizabeth Nader
Vila Rubim está recebendo obras na rede de drenagem para evitar alagamentos na região
Elizabeth Nader
Empresário Agnaldo Santana diz que a obra é esperada por ele e vários comerciantes há muitos anos
Uma nova intervenção na rede de drenagem no Mercado da Vila Rubim, na noite desta segunda-feira (27), fez parte da primeira etapa dos serviços que a Secretaria Municipal de Obras (Semob), por meio da Administração Regional 1, está realizando na região para a desobstrução de galerias naquela área comercial.
O objetivo da Prefeitura de Vitória é melhorar a drenagem e acabar com os alagamentos durante as chuvas. Para evitar transtornos no trânsito, as obras estão sendo realizadas a partir das 21 horas, horário no qual a rua Jair de Andrade é interditada. A desobstrução na rede será feita com o caminhão sugador, que retém os sedimentos ou outros tipos de resíduos sólidos que existem nas galerias, deixando espaço livre para a água escoar.
"Essa esperança não tem preço, a solução para os alagamentos provocados pelos temporais vai ser um benefício para os comerciantes e também para os outros moradores e clientes que frequentam o Mercado da Vila Rubim", disse o proprietário da loja Fumaral, Danilo Alpino Júnior, 47 anos. Ele acredita que essa obra vai ser importante para todos. "Pela primeira vez, em 33 anos que tenho essa loja, estou vendo o interesse da administração municipal em resolver esse problema que aflige os comerciantes", afirmou.
O mesmo sentimento é compartilhado pelo dono do tradicional Açougue Capixaba, Agnaldo Santana, 51 anos, que está há 36 anos no local e considera que esse sofrimento tem de acabar. "Essa é uma obra muito esperada, pois não dá para aguentar tanto sofrimento. Qualquer chuva alaga essa região e já tivemos noites de vigília com as portas abertas para evitar maiores prejuízos. Pela primeira vez, estou vendo boa vontade e fico otimista", disse.
Já o dono da Casa de Embalagens Vitória, Mário Bastos Ribeiro Júnior, que há 35 anos mantém a venda de produtos descartáveis, tomou a iniciativa de proteger o estoque durante os alagamentos. "A medida de prevenção contra os alagamentos constantes foi colocar tábuas com silicone para evitar que a chuva entre na loja. A esperança é grande nessa ação da Prefeitura, que pela primeira vez está indo fundo no problema. Nunca houve isso antes", declarou.
Injeção de água
Essa foi a segunda intervenção na rede de drenagem feita pela Regional 1. Foram usados três caminhões, sendo dois sugadores e um conjugado, que injeta água para ajudar na desobstrução da rede de drenagem. "Essa limpeza no Mercado da Vila Rubim tem a grande possibilidade de que não haja mais alagamentos, pois a água vai ser drenada", explicou a administradora da Regional 1, Karyne de Aguilar Pacheco.
Já a limpeza de caixas-ralo na Vila Rubim é executada periodicamente pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse), como também a desobstrução das galerias.
Elizabeth Nader
Mário Ribeiro Júnior já precisou colocar tábuas para evitar que água das chuvas entre na sua loja
Elizabeth Nader
Objetivo da Prefeitura de Vitória com a intervenção é melhorar a drenagem
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Janete Carvalho (jocarvalho@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 6128 / 98889-5573
Nenhum comentário:
Postar um comentário