quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mil vítimas de violência doméstica e discriminação buscam atendimento na Cavvid


Arquivo PMV SECOM
Recepção do Centro de Atendimento a Vítimas de Violência e Discriminação
Atendimento a vítimas de violência doméstica e discriminação acontece na Cavvid, que funciona na Casa do Cidadão
Cerca de 1 mil munícipes que passaram por algum tipo de violência doméstica, discriminação racial e/ou preconceito por orientação sexual buscaram atendimento no Centro Integrado de Cidadania (CIC) – Casa do Cidadão, em Itararé, no ano de 2013.
O serviço, que é realizado pela Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (Cavvid) de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, registrou 1.037 atendimentos. Desses, 88% estavam relacionados a violência doméstica, 3% a discriminação racial, 3% a discriminação por orientação sexual e 6% a outros tipos de violações.
Segundo a coordenadora da Cavvid, Lorena Padilha, o serviço tem como objetivo trabalhar as dimensões das relações violentas tanto com a vítima quanto com o agressor, promovendo o fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que a pessoa possa enfrentar e superar a situação de violência e/ou discriminação na qual está envolvida.
A coordenadora destaca que muitas vítimas ainda desconhecem o serviço. "São muitas as pessoas que sofrem discriminação racial e discriminação por orientação sexual e, por desconhecer o serviço disponibilizado pelo município, acabam não nos procurando para iniciar a denúncia. Além do atendimento psicológico e social à vítima e à outra parte envolvida na situação, oferecemos orientações jurídicas para quem se encontra nessa realidade", disse Padilha.

Atendimento

Na Cavvid, o atendimento é prestado de maneira articulada com a rede socioassistencial do município e compreende o acolhimento, acompanhamento social, psicológico, psicossocial e orientação jurídica. A busca pelo atendimento acontece de forma espontânea ou mediante encaminhamento de outros serviços ou instituições, não sendo necessário agendamento prévio.
Nos casos de violência doméstica e discriminação racial, são atendidos os moradores de Vitória. Já o atendimento às vítimas de discriminação por orientação sexual é disponibilizado para pessoas de todo o Estado.
Serviço
Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (Cavvid)
Endereço: avenida Maruípe, 2.544, 1º piso, bloco C, Itararé (Casa do Cidadão)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas
Informações: (27) 3382-5464 e 3382-5465
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526

Nenhum comentário:

Postar um comentário