terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Incaper orienta agricultores a recuperarem recursos hídricos do Córrego do Cupido, em Sooretama



05/02/2013 - 09h58min

Incaper
Técnicos do Incaper realizam levantamento de dados com agricultores do Córrego do Cupido
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tem orientado agricultores da microbacia do Córrego do Cupido, de Sooretama, a usarem de maneira adequada os recursos hídricos da região. Muitos deles vivem às margens da Reserva Biológica do município, criada, em 1982, para preservar a Mata Atlântica remanescente no Espírito Santo.

De acordo com o chefe do escritório local do Incaper, Lucas Calazans Santos, as ações de educação ambiental na comunidade se intensificaram após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece regras para o uso da água para irrigação em períodos de seca. “O TAC surgiu após a escassez de água enfrentada por muitos produtores da microbracia. Eles não podem, legalmente, fazer uma barragem no local devido à proximidade com a Reserva Biológica de Sooretama. Dessa forma, a solução é encontrar maneiras de recuperar a água do córrego, o que passa por uma regulação de seu uso e por ações de educação ambiental”, informou Lucas.

Atualmente, o Incaper tem feito um levantamento do perfil social, agrícola e ambiental dos moradores da microbacia do Córrego do Cupido. Está sendo aplicado um questionário a partir do qual serão escritos projetos que visam a incentivar o reflorestamento e apresentar soluções tecnológicas para a questão da seca.

“Com a participação da comunidade, iremos adotar práticas que visem à sustentabilidade do sistema, por meio do manejo adequado do solo, da água e da lavoura. Também é preciso investir em sistemas de irrigação mais eficientes e fortalecer a interação entre os produtores a fim de fazer com que todos se sintam integrados ao processo”, explicou Lucas.

A previsão para a finalização do levantamento de dados da microbacia do Córrego do Cupido é até o dia 29 de março deste ano, quando será entregue o cadastramento para outorga coletiva de água para a Secretaria de Meio Ambiente de Sooretama. O questionário que levantará o perfil da microbacia também será analisado e projetos voltados para a melhoria da região serão desenvolvidos.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário