quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cadastro Único, ferramenta indispensável para redução da pobreza extrema




O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, juntamente com a estratégia de busca ativa são as principais ferramentas para tirar da pobreza extrema 144 mil cidadãos capixabas. Por meio da identificação, localização e cadastramentos desses grupos familiares que estão invisíveis aos olhos do poder público, é possível encaminhá-los para os programas sociais e para as oportunidades disponibilizadas pelo Governo.

Na última terça-feira (19), a presidente Dilma Roussef anunciou a ampliação do Programa Bolsa Família, ação que beneficia mais de 2,5 milhões famílias em todo Brasil. Porém, ainda existem 700 mil brasileiros que estão fora do beneficio por serem desconhecidas do Cadastro Único. Durante o pronunciamento, a presidente ressaltou a importância dos municípios executarem a busca ativa para que o Governo consiga chegar a todas as famílias extremamente pobres. 

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Helder Salomão, esteve presente à solenidade representando o governador Renato Casagrande, e afirmou que o Espírito Santo está comprometido com a tarefa de localizar e encaminhar para os serviços públicos os indivíduos que se encontram sem assistência. “A presidente solicitou que todos os Estados da federação abracem a causa e se dediquem a ela. Para erradicar a miséria é preciso encontrar aqueles que estão desconhecidos do Cadastro Único. Nosso Estado segue atuante nessa missão”, declarou Salomão.

No Espírito Santo, a estratégia primordial do Programa Capixaba de Redução da Pobreza (Incluir) é a busca ativa. Com esta ação, desde agosto de 2011, mais de 53 mil grupos familiares foram localizados, inseridos no Cadastro Único e encaminhados para os serviços públicos condizentes com o perfil de cada família. 


Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação – SEADH Flávia Pinheiro ascom@seadh.es.gov.br Tel: (27) 3636-6803 / 9859-6726 Texto: Flávia Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário