02/01/2014 - A estação mais quente do ano também deve ser a estação de cuidados contra a dengue. As temperaturas elevadas, aliada ao nível de chuvas maior e à água parada, são uma combinação perfeita para o aumento da proliferação do mosquito da dengue. Além desses fatores por conta das fortes chuvas das últimas semanas muito lixo e entulho tomaram as ruas da cidade, o que pode gerar a proliferação do mosquito da dengue.
A Secretaria de Saúde de Colatina alerta a população para alguns cuidados simples que previnem a doença. Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada ; as calhas limpas removendo folhas, galhos e sujeiras que possam impedir a água de correr; Mantenha limpo os pratinhos de vasos de planta e os terrenos sem acúmulo de objetos como vidros, potes, garrafas, latas e pneus;
As lixeiras devem ficar sempre fechadas, usando sacos plásticos e mantendo-os fora do alcance de animais até o recolhimento do serviço de limpeza urbana. Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador. De acordo com a Secretaria de Saúde, em 90% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências.
A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e dura em torno de dez dias. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. A doença pode afetar crianças e adultos.
São quatro tipos, o mais grave é o sorotipo 4, que a cada dia cresce entre a população. Com esse vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a dengue hemorrágica, que se não for tratada pode levar à morte. Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário