quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Perdeu os documentos em Vitória? Eles podem estar na Casa do Cidadão; veja listagem


Elizabeth Nader
Alunos da 8ª série mostrando documentos pessoais, como carteida de identidade e CPF
Atualmente, o setor conta com cerca de 1.100 documentos catalogados, entre Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, CNH, Título de Eleitor, entre outros
Para muitas pessoas, janeiro é o mês de férias e curtição. Entretanto, é, também, a época do ano que de muitos registros de documentos perdidos.
E no intuito de ajudar o cidadão a recuperar este importante pertence, o Centro Integrado de Cidadania (CIC) - Casa do Cidadão, em Itararé, oferece um serviço que disponibiliza mensalmente uma lista atualizada de documentos encontrados e entregues no local.
Atualmente, o setor conta com cerca de 1.100 documentos catalogados, entre Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Habilitação, Título Eleitoral, Certidões, entre outros. Segundo o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, cerca de 30 documentos são entregues mensalmente no local por terceiros.
“A Casa do Cidadão já se tornou referência para aqueles que encontram ou perdem algum tipo de documento. Neste período, muitas famílias aproveitam para viajar, ir à praia e passear pela cidade. A garotada aproveita para curtir com os amigos no barzinho ou na balada. Por uma distração, a pessoa esquece a carteira em algum lugar ou deixa o documento cair não chão sem perceber”, disse.
Nolasco destacou ainda qual o procedimento para aqueles que encontrarem ou perderem um documento. “Quando o munícipe encontra um documento, é só se dirigir na recepção central do CIC e entregá-lo. Já para quem perdeu, a orientação é olhar a relação no portal da Prefeitura, ir pessoalmente até a Casa do Cidadão ou ligar no telefone 3382-5515”.
Para recuperar o documento, a cidadão deve se dirigir pessoalmente até a Casa do Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e apresentar qualquer outro documento. Já para os menores de 18 anos, é entregue a mãe ou pai, mediante apresentação de documento que comprove o parentesco.

Busca nas redes sociais

Além de disponibilizar uma lista atualizada mensalmente no portal da Prefeitura de Vitória, uma equipe do Centro de Integrado de Cidadania (CIC) – Casa do Cidadão realiza uma pesquisa nas redes sociais e no sistema da Polícia Civil do Espírito Santo na tentativa de encontrar os donos dos documentos que são deixados no local.
A gerente do CIC, Juliana Sardenberg, relata um caso curioso que aconteceu no mês de dezembro, em que um turista de Curitiba perdeu sua carteira com todos os documentos e cartões de crédito enquanto visitava a cidade de Vitória. Por meio de busca nas redes sociais, a equipe da coordenação conseguiu localizá-lo e enviou seus pertences pelo Correio.
“A documentação foi deixada no CIC no mês de dezembro e tentamos realizar buscas no sistema da Polícia Civil do Espírito Santo, mas não obtivemos sucesso. Então, decidimos buscar nas redes sociais e encontramos o rapaz, que mora em Curitiba. Ele ficou bastante surpreso com o nosso contato”, revelou Sardenberg.
ServiçoCasa do CidadãoEndereço: Avenida Maruípe, 2.544, Itararé
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Telefone: 3382-5515
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526

Nenhum comentário:

Postar um comentário