quinta-feira, 2 de maio de 2013

Inscrições para o Selo de Qualidade Turística abertas até o dia 7 de junho em Vitória



André Luiz Silva Sobral
Garçom
Selo orienta os turistas e a população sobre a qualidade dos produtos oferecidos por restaurantes e bares e o respeito às normas de higiene
Proprietários de bares e restaurantes de Vitória que tenham interesse em obter ou manter o Selo de Qualidade Turística já podem procurar a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda. As inscrições vão até o dia 7 de junho e a participação é facultativa e gratuita.
O selo é um mecanismo de premiação que dá credibilidade a estabelecimentos comprometidos em oferecer bons serviços aos moradores. Além disso, orienta os turistas e a população sobre a qualidade dos produtos oferecidos e o respeito às normas de higiene. Os contemplados com o selo terão seus estabelecimentos divulgados no material promocional da Prefeitura.
Para receber o selo, é necessário o preenchimento daficha de inscrição, com cópia de alvará sanitário vigente ou protocolo de renovação desse ano. A concessão é feita por meio das secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda, de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Saúde (Semus), em três etapas.
No preenchimento da ficha de inscrição, são solicitadas informações como inscrição municipal, quantidade de mesas e cadeiras, número de garçons e cozinheiros, ano da inauguração e se os estabelecimentos têm site, entre outros.

Qualidade

São feitas uma análise documental, a inspeção sanitária e, na etapa final, a verificação da qualidade realizada pela empresa especializada licitada para fazer o trabalho. Nesta última e decisiva etapa, são utilizados critérios como aspectos legais e construtivos, equipamentos e instalações, utensílios, serviços e atendimento ao turista. Os estabelecimentos deverão alcançar a pontuação mínima da categoria para aprovação.
Para atender o cronograma de trabalho, as etapas poderão ser realizadas simultaneamente ou ter sua ordem de realização alteradas.

Compromisso

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Paulo Renato Fonseca Júnior, o Selo de Qualidade é um mecanismo de premiação que dá credibilidade aos estabelecimentos comprometidos em oferecer serviços adequados.
"Torna a cidade mais competitiva em relação a outros destinos que competem entre si pela busca de visitantes", avalia o secretário, que acrescenta também a sua utilidade para os moradores por terem um serviço de melhor padrão.
Para o secretário, não somente os funcionários dos estabelecimentos, mas também os proprietários devem estar comprometidos e reconhecer a necessidade do esmero do serviço. "São critérios fundamentais que devem ser atendidos de maneira contínua, e não apenas durante a avaliação".
A Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda fica localizada na rua Hélio Marconi, 150, em Bento Ferreira. Informações sobre a concessão do selo podem ser obtidas pelos telefones (27) 3235-2910 ou 3235-2916 ou pelo e-mail amrabelo@vitoria.es.gov.br.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário