quarta-feira, 29 de maio de 2013

Moradores se mobilizam para ajudar Vitória a vencer o Dia do Desafio


Elizabeth Nader
Pessoas junto com o prefeito fazendo exercício físico na praia de camburi
Moradores fizeram exercícios de alongamento no módulo do SOE na praia de Camburi
Elizabeth Nader
Pessoas fazendo exercício físico na praia de camburi
Pessoas de todas as idades mostraram muita disposição durante as atividades físicas
A prática de atividades físicas em Vitória ganhou ainda mais adeptos nesta quarta-feira (29). Muitos moradores da capital estão se mobilizando para o Dia do Desafio, que começou com um aulão de ginástica no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) no início da praia de Camburi.
O Dia do Desafio consiste em uma competição amistosa. A regra da disputa é que cidades do mesmo porte estabeleçam uma competição saudável para tentar mobilizar o maior número de pessoas em relação à quantidade oficial de habitantes para a prática de uma atividade física em qualquer lugar (casas, escritórios, ruas, praças e parques) durante, no mínimo, 15 minutos.
Este ano, a capital, que possui cerca de 327 mil habitantes e nas últimas competições mobilizou cerca de 37% da população, vai competir com a cidade cubana de Holguín, que tem 468 anos e cerca de 344 mil habitantes. O município tem um histórico de mobilização para o Dia do Desafio de aproximadamente 80% dos moradores. Vitória participa do evento pela 13ª vez, perdendo apenas uma edição da disputa.
Para ajudar a capital capixaba a vencer a disputa, basta praticar qualquer tipo de atividade física por, no mínimo, 15 minutos. Escolha a que você mais gosta e depois registre sua participação ou a do seu grupo.
Para validar a participação, todos devem registrar a prática esportiva através do telefone (27) 3132-9000, das 7 às 21 horas desta quarta-feira (29). Ao final da competição, os dados serão enviados para o Serviço Social do Comércio (Sesc), que está coordenando a competição no Espírito Santo. O resultado da disputa com a cidade cubana deve sair nesta quinta (30).
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que implantou o SOE e o Dia do Desafio no período em que foi secretário municipal de Saúde, participou das atividades em Camburi e falou da satisfação que sente ao ver a adesão da população. "O Dia do Desafio é uma forma divertida de falar de um assunto tão importante para a prevenção de doenças, que é a prática de esportes. É muito gratificante constatar que o Serviço de Orientação ao Exercício, que iniciei há alguns anos em Vitória, foi abraçado pela população, copiado por muitas cidades e hoje já é referência. Ofertar atividade física adequada é fazer com que as pessoas tenham mais qualidade de vida e adoeçam menos. Isso é promover saúde".
"Mais importante do que a disputa com a cidade Holguín é o reforço da necessidade de se fazer exercício físico para transformar Vitória numa cidade que seja referência brasileira de atividade física", disse o prefeito.
O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) é quem coordena o evento na capital. Além das parcerias realizadas com escolas, academias, empresas e outros setores da Prefeitura de Vitória, o SOE vai realizar diversas atividades nos 14 módulos da cidade. Na lista de atividades sugeridas, constam várias modalidades esportivas, como caminhada, corrida, ginástica, jogos e gincanas, sessões de alongamento, relaxamento, ioga, artes marciais, sessões de aeróbica, passeios de bicicleta, natação, hidroginástica e jogos coletivos, como futebol, vôlei, basquete e handebol.

Garis

Os 790 garis e coletores de lixo de Vitória também estão contribuindo para Vitória vencer o Dia do Desafio. Diariamente, antes de a equipe começar o trabalho, os profissionais já fazem 15 minutos de exercícios, período no qual se alongam e aquecem para o turno de trabalho. Nesta quarta (29), eles computarão a participação.  
Elizabeth Nader
Senhoras junto com Prefeito Luciano fazendo exercício físico na praia de camburi
Prefeito Luciano Rezende participou das atividades e estimulou as pessoas a participar do Dia do Desafio
Elizabeth Nader
Pessoas fazendo exercício físico na praia de camburi
Para ajudar a capital capixaba a vencer a disputa, basta praticar qualquer tipo de atividade física por, no mínimo, 15 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário