quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cinco concorrem ao título de Cachoeirense Ausente nº 1 de 2013


Publicada em 29 de maio de 2013
A eleição será na quarta-feira (5), na Sala Levino Fanzeres, do edifício Bernardino MonteiroA eleição será na quarta-feira (5), na Sala Levino Fanzeres, do edifício Bernardino Monteiro 
Cinco candidatos concorrem este ano ao título de Cachoeirense Ausente nº 1, a mais tradicional honraria concedida pelo poder público em Cachoeiro de Itapemirim. A eleição será por voto popular, na próxima quarta-feira (5), das 8h às 17h, na Sala Levino Fanzeres, do edifício Bernardino Monteiro.

Os candidatos são os médicos José Sérgio Franco e Salim Resk Carone, a professora Maria Chistina Coelho de Ramirez, a jornalista Kátia Cristina Sartório e o bispo Darcy Rui Amorim. As inscrições dos concorrentes foram feitas por seus familiares, amigos e simpatizantes.

Todos os moradores de Cachoeiro com 18 anos ou mais podem votar. Basta apresentar o título de eleitor e a carteira de identidade. O vencedor será anunciado no mesmo dia, assim que concluída a contagem de votos.

Mais uma vez, o sistema de votação será eletrônico. Os candidatos serão numerados, de 1 a 5, de acordo com a ordem alfabética. Na tela, aparecerão os números, os nomes e as fotos deles. O eleitor deverá digitar o número correspondente ao escolhido e apertar a tecla “enter”. Um sinal sonoro será emitido ao fim do voto.

Na próxima segunda-feira (3), a Dataci, companhia de tecnologia do município responsável pelo sistema, realiza um treinamento para as pessoas que trabalharão na eleição. Será às 9h, na Sala Levino Fanzeres.

Homenagem 
O título de Cachoeirense Ausente nº 1 foi criado em 1939, pelo poeta Newton Braga, como forma de homenagear os conterrâneos que não viviam mais no município, mas que mantinham vínculos afetivos com a terra natal. Neste mesmo ano, também por iniciativa de Newton, o 29 de junho (dia do padroeiro do município, São Pedro) foi instituído como o Dia de Cachoeiro e do encontro dos cachoeirenses ausentes com os presentes.

O último a receber a honraria foi o jornalista Sérgio Magalhães Garschagen, em 2012. O homenageado participa das atividades tradicionais da programação da Festa da Cidade, como a Sessão Solene do Legislativo, o Baile de Gala, desfile escolar, entre outras.

Resgate da memória
Com o objetivo de estimular o resgate da memória dos cachoeirenses ausentes e das tradições na cidade, em 2010 a prefeitura de Cachoeiro lançou o livro “Cachoeirenses Ausentes desde 1942”, que reúne informações biográficas sobre todos os homenageados com o título. Além de resumos biográficos, o material reúne fotos dos homenageados. A publicação também foi lançada na versão digital e pode ser acessada no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).

Sobre os candidatos

Darcy Ruy Amorim – Nasceu em 22 de fevereiro de 1968. Estudou na Escola Polivalente Guandu. Aos 14 anos, começou sua vida religiosa na Igreja Só o Senhor é Deus. Formado em Teologia, reside atualmente na cidade de Maringá (PR). Promove trabalhos de evangelização em muitos estados brasileiros e em países como Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai. É bispo e presidente Mundial do Ministério Evangélico das Igrejas Só o Senhor é Deus e apresentador de programa televisivo.

José Sérgio Franco – Médico ortopedista, nasceu em 30 de setembro de 1951. Aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde graduou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual atua como professor e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina. É presidente da Sociedade Latino-americana de Ortopedia e Traumatologia (gestão 2013/2014) e do Congresso Mundial de Ortopedia, que acontecerá em 2014, no Rio.

Kátia Cristina Sartório – Jornalista, nasceu no dia 17 de dezembro de 1965. Bacharel em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado (Ceub), em Brasília, começou sua carreira profissional no Sistema Globo de Rádio, onde exerceu diversas funções. Trabalha na Empresa Brasil de Comunicação (EBC)/Radiobrás, como editora-chefe e âncora da Voz do Brasil. É chefe da Divisão de Radiojornalismo da Radioagência Nacional e editora da TV NBR.

Maria Christina Coelho de Ramirez – Professora e diplomata, nasceu em 19 de outubro de 1950. Deixou Cachoeiro em 1970 para estudar na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (Ucla). Formada em Literatura Espanhola, Latino-americana e em pedagogia com ensino bilíngue para crianças especiais, trabalhou como professora na Escola Hoover, em Los Angeles, no Ministério do Comércio, da Fazenda e no Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Salim Resk Carone – Médico, nasceu em 1º de agosto de 1961. Formado pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ), exerceu a profissão em diversos estados brasileiros, desenvolvendo ações para ajudar pessoas carentes, índios e trabalhadores sem-terra. Foi eleito vereador em 1988 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). É autor da primeira CPI da Câmara Municipal de Cachoeiro. Filho do ex-prefeito Gilson Carone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário