quarta-feira, 29 de maio de 2013

SALDO POSITIVO NA PARTICIPAÇÃO DE MIMOSO DO SUL NA EXPOTUR ES 2013


Foto: Beto Barbosa
Publicado em: 27 de maio de 2013
A maior vitrine de turismo do Estado teve início na sexta-feira, 24, com encerramento no domingo, 26, e a participação efetiva de municípios de todo o Estado, em um mega estande montado na Praça do Papa, em Vitória. Mimoso do Sul teve participação relevante com os produtos de sua agroindústria, o diversificado artesanato, sua gastronomia ítalo san-marinense e um folclore vindo especialmente do maior celeiro cultural do município – o distrito de Santo Antônio do Muqui, além da tradicional combinação de sanfona e viola.
A agroindústria apresentou uma grande diversidade de produtos voltados para uma boa mesa de café ou chá - destaque para o café da localidade de Palmeiras.
No setor de artesanato os mestres Carlos, Max, Vilcimar, Carolina Guarçoni e Lenilce Pontini apresentaram, respectivamente, artes em bambu, macramê, fios e tecidos, bijuterias finas e oratórios com imagens sacras.
A praça de alimentação do evento ganhou o sabor dos pratos dos descendentes italianos, sanmarinenses e afro-lusitanos, servindo a porqueta (Itália) com piadina (San Marino) e o sanjaleco (africanos serviam aos portugueses – receita portuguesa) com o pão italiano.
Grupos de todas as regiões capixabas se apresentaram no palco cultural, mas foi a Folia do Boi, de Santo Antônio do Muqui, que colocou os visitantes para dançar com sua alegria e ritmo forte dos tambores – as mulinhas e bois cortejavam a todos fazendo enorme sucesso.
Enfim, o saldo da participação do município foi realmente muito positivo, somando ótimas vendas e uma apresentação cultural inesquecível aos olhos dos visitantes.
A Expotur Es 2013 foi uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-ES), com o apoio do Governo do Estado: Apoio Master da Secretaria do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento/Aderes; além da participação das Secretarias de Estado da Cultura e de Agricultura/Incaper.


Nenhum comentário:

Postar um comentário