quinta-feira, 2 de maio de 2013

Alunos em Vitória aprendem sobre sustentabilidade brincando no parque Gruta da Onça



André Luiz Silva Sobral
Pessoas jogando Carta da Terra
Alunos vão aprender os princípios da sustentabilidade brincando em um tabuleiro gigante
Os educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental (CEA) do parque Gruta da Onça recebem nesta sexta-feira (3), das 15 às 16 horas, os alunos do projeto Cidadania Fundamental, da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).
Os servidores trabalharão com os estudantes os princípios de cidadania e sustentabilidade do planeta usando o jogo da Carta da Terra, que é uma brincadeira de tabuleiro.
A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Juliana Sardinha, ressalta que a atividade é um jogo que, de forma lúdica, repassa os principais conceitos da Carta da Terra, construída há 12 anos e que ressalta as ações sustentáveis para uma sociedade mais pacífica e justa.

Jogo

"O jogo traz o conceito de cooperação como estratégia de educação para a sustentabilidade. Ao brincar, o participante é estimulado a trocar e compartilhar seus conhecimentos, a fazer uma reflexão das ações ambientais, além de promover também uma visão geral da sociedade e do planeta Terra", diz Juliana.
O conteúdo é inspirado nos quatro princípios da Carta da Terra: respeitar e cuidar da comunidade de vida, integridade ecológica, justiça social e econômica e democracia, não violência e paz.
O tabuleiro representa a vasta biodiversidade do planeta e a diversidade cultural. Nesse jogo, todos ganham ou todos perdem o jogo, que destaca diversos conceitos ecológicos, assim como o fluxo constante de energia que move os participantes, a cooperação e os ciclos.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário