terça-feira, 28 de maio de 2013

Curso de mestre-sala e porta-bandeira para crianças e jovens começa neste sábado em Vitória


Marcos Salles
Carnaval 2013 - Escola MUG - Mocidade Unida da Glória
Meninas que têm o sonho de ser porta-bandeira das escolas de samba podem se inscrever no curso do projeto Compasso Ampliar
Cerca de 30 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos vão participar neste sábado (1º) da aula inaugural do curso de mestre-sala e porta-bandeira promovido pelo projeto Compasso. As aulas são gratuitas e serão realizadas sempre aos sábados, das 14 às 16 horas, na Escola da Ciência Física, no Parque Moscoso. A formatura do projeto acontecerá no dia 12 de outubro.
Depois de passar pelos municípios de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Cariacica, o projeto retorna à capital para mais uma seleção de crianças e adolescentes que um dia sonharam ser mestre-sala e porta-bandeira. O projeto, que já formou mais de 70 crianças, é ministrado pela renomada porta-bandeira capixaba Andressa Leal Santos.
Durante o projeto, os participantes terão palestras sobre drogas, bullying, pedofilia, meio ambiente, combate à dengue, respeito e comportamento, estímulo à leitura, orientações para uma vida saudável e orientações para uma boa higiene pessoal. Profissionais do ramo do bailado de mestre-sala e porta-bandeira e porta-estandarte também vão relatar suas experiências no Carnaval capixaba.
"O nosso objetivo é formar pequenos cidadãos com conhecimento cultural na arte do bailado do casal de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte, além de oferecer informações socioeducativas, abrangendo diversos temas, entre eles, relação interpessoal, prevenção ao uso de drogas, sustentabilidade e meio ambiente e cidadania", explica Andressa.
O projeto já formou vários casais de mestre-sala e porta-bandeira que estão desfilando pelas escolas de samba no Sambão do Povo. São eles: Marcos Paulo e Julia (1º casal de mestre-sala e porta-bandeira da Boa Vista), Thainá (2ª porta-bandeira da Andaraí), Darlan (2º mestre-sala da Piedade), Thais (porta-bandeira mirim da Novo Império), Brunelli (porta-bandeira mirim da Pega no Samba), Duhan Paulo e Nádia (casal mirim da São Torquato), Kamily (2ª porta-bandeira da São Torquato) e, por fim, Ane Gabriele e Carlos Gabriel (casal mirim da Imperatriz do Forte).
"Ficamos muito orgulhosos e motivados para desenvolver nosso trabalho com amor e dedicação a cada dia", comemora Andressa.
O projeto foi aprovado pela lei de incentivo à cultura de Vitória, Rubem Braga, e o bônus foi trocado pela empresa Arcelor Mittal. Podem participar das aulas crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, matriculados preferencialmente em escolas da rede pública de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário