terça-feira, 28 de maio de 2013

Valorização do patrimônio cultural e espaços para pedestres são foco no país


André Luiz Silva Sobral
Palestra
Conferência da Cidade aborda diferentes temas para a modernização dos municípios
Desenvolvimento urbano não é fazer avenidas. A tendência é tornar as cidades mais humanas valorizando espaços para pedestres, ciclistas e o patrimônio cultural. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis (SC), Dalmo Vieira, palestrante da 5ª Conferência da Cidade de Vitória, que acontece no Hotel Sheraton, na Praia do Canto, apresentou o exemplo da revitalização da cidade catarinense como sugestão de modelo para Vitória.
Florianópolis planeja a implantação de espaços de passeio e lazer para pedestres, ciclofaixas e valorização de empreendimentos que apresentam valor histórico para a cidade.
"Temos que humanizar a cidade. Temos um projeto de criar decks em volta das pontes para desenvolver uma nova relação do morador com o mar. Valorizamos livrarias e cafeterias antigas, que fazem parte da história da cidade. Também estudamos a criação de feiras", disse Vieira.
De acordo com ele, quem planeja as cidades esquece que ela é o lugar de cidadãos. "A cidade pós-moderna tem que ser vivida de maneira diferente. Ela apresenta lugares para serem vividos. Centralidades precisam ser valorizadas".
A procuradora do município Flavia Marchezini também falou da importância da preservação da paisagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário