terça-feira, 28 de maio de 2013

Casa do Cidadão realiza exames gratuitos de hepatite C até esta quarta-feira


André Luiz Silva Sobral
Homem
José Pessoa foi à Casa do Cidadão tirar a segunda via do documento de identidade e aproveitou para fazer o teste
Cerca de 500 pessoas já participaram da campanha "Hepatite C – Quebre o Silêncio" no Centro Integrado de Cidadania (CIC) e fizeram o teste para diagnosticar se são portadoras da doença nestas segunda (27) e terça-feiras (28).
Os interessados têm até esta quarta-feira (29), às 16 horas, para fazer o teste, que é simples, rápido, gratuito e tem o resultado emitido em apenas 10 minutos.
O técnico em Edificações José Pessoa da Costa, 52, mora no Centro. Ele foi até a Casa do Cidadão nesta terça (28) tirar a segunda via do documento de identidade e aproveitou para fazer o teste. "Cheguei aqui, vi o estande montado e resolvi fazer o teste. Achei a iniciativa muito boa, pois é muito mais prático do que ir até o local onde é feita a coleta", disse.
Quem também aproveitou a oportunidade foi a comerciante Paula Ramos Alcântara, 48. Ela é moradora de Jacaraípe, na Serra, e levou a mãe para fazer o teste. "Fiquei sabendo que estavam fazendo o teste da hepatite C e aproveitei que estava por perto para participar da campanha. Acho importante esse tipo de iniciativa que leva o atendimento até o cidadão, pois mostra que a saúde pública está melhorando".
Entre as pessoas que fazem parte do grupo de risco, estão aquelas com idades entre 30 e 65 anos; que usam piercing ou têm tatuagens; e que já realizaram alguma transfusão de sangue antes de 1992 ou alguma cirurgia cesariana ou dentária. Também devem procurar atendimento aquelas que realizam tratamento para problemas renais (como hemodiálise) e acupuntura.
André Luiz Silva Sobral
Teste Hepatite C
Exame para diagnosticar a hepatite C é simples, rápido, gratuito e tem o resultado emitido em apenas 10 minutos
A ação tem como objetivo identificar precocemente e promover o tratamento adequado aos infectados pelo vírus, como explica a gerente do CIC, Juliana Cazoni Sardenberg. "Como a Casa do Cidadão é um espaço de grande movimentação de pessoas, esperamos que sejam realizados cerca de 800 testes. É muito importante que todos participem para identificar se são portadores do vírus, que é silencioso e leva a complicações caso não seja tratado. Aqueles que tiverem o resultado positivo já saem daqui com a primeira consulta agendada com o especialista", disse.
A hepatite C é um problema significativo de saúde pública por causa do grande número de casos que evoluem para a forma crônica da doença. Os sintomas geralmente são leves ou ausentes, o que dificulta e atrasa o diagnóstico. Cerca de 80% dos casos de hepatite C se tornam crônicos, podendo levar os pacientes a desenvolver cirrose e câncer hepático. Não existe vacina para a doença.
Serviço
Caravana Hepatite C
Quando: até esta quarta-feira (29), das 8 às 16 horas
Onde: Centro Integrado de Cidadania (Casa do Cidadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário