terça-feira, 28 de maio de 2013

Programa de Combate ao Tabagismo já recuperou 2.500 pacientes em Cachoeiro


Publicada em 28 de maio de 2013
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD), no bairro Otton Marins, é um dos locais onde o serviço é oferecidoO Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD), no bairro Otton Marins, é um dos locais onde o serviço é oferecido
Dar condições aos pacientes para que abandonem o hábito de fumar e vivam de modo mais saudável é o objetivo do Programa de Combate ao Tabagismo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim. Nos últimos quatro anos, cerca de 2.500 pessoas que fizeram o tratamento já deixaram o cigarro.
Hoje o programa é realizado no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), bairro Otton Marins, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no Guandu, e em 23 Unidades de Saúde da Família.
“Até 2008, o atendimento para a recuperação de viciados em cigarro era realizado apenas no Centro Municipal de Saúde. A partir do ano seguinte, ampliamos o serviço e passamos a atender aproximadamente mil pacientes por ano”, comemora a coordenadora municipal de Programas de Saúde, Horminda Gonçalves.
Seguindo essa tendência, até o fim deste ano serão atendidos cerca de cinco mil pacientes. “A taxa média de aproveitamento do tratamento é de 65%, ou seja, a cada 100 que participam do programa, 65 conseguem deixar o vício. Essa é a meta preconizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas há grupos em que o aproveitamento é bem superior, atingindo 90%”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
Saiba como funciona o serviço
Quando o paciente demonstra interesse em participar do programa, ele é encaminhado para a primeira avaliação clínica, realizada por um enfermeiro, psicólogo ou assistente social na unidade de referência ou na mais próxima do bairro onde mora.
Assim que é formado um grupo de dez a 15 pessoas interessadas em fazer o tratamento, começam as sessões, que inicialmente são realizadas a cada semana, durante um mês. Depois, passam a ser quinzenais e, posteriormente, mensais. Os encontros se estendem por um ano.
“Há pacientes que têm mais dificuldade para abandonar o vício. Para esses, além das terapias, é prescrito medicamento que é disponibilizado gratuitamente pela rede pública municipal para ajudar o viciado a se livrar da dependência química e psicológica do cigarro, embora o eixo do tratamento não seja medicamentoso”, explica Horminda Gonçalves.
O programa é coordenado pelo pneumologista Leandro Baptista e conta com o apoio de corpo técnico formado por médicos, enfermeiros, agentes de saúde e, sempre que necessário, são disponibilizados aos pacientes psicólogo, assistente social e psiquiatra. Profissionais que atuam nas unidades de saúde também realizam palestras educativas nas escolas e nas comunidades.
Mais informações sobre o Programa de Combate ao Tabagismo
Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu: 3155-5271
Secretaria Municipal de Saúde: 3521-8159



-------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_Caps-AD.jpgDivulgação_PMCI_Caps-AD.jpg
1611K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário