quinta-feira, 30 de maio de 2013

Pescadores serão orientados sobre associativismo e empreendedorismo em Vitoria


Gabriel Lordello
homem pescando em barco com sol se pondo ao fundo
Pescadores serão orientados sobre a importância do trabalho associado
Rafael Alcantara
Pescador com rede na Ilha das Caieiras
A pesca é uma das atividades mais importantes para a economia da capital Ampliar
Pescadores e outros profissionais de alguma maneira envolvidos com pesca participarão de uma capacitação, nesta segunda-feira (3), às 15 horas, no auditório da Casa do Cidadão. O principal objetivo é fortalecer em Vitória uma atividade importante para a economia local.
O tema da capacitação será "Associativismo como Ferramenta de Construção Coletiva". A proposta é que sejam trocadas informações e apontados vantagens e ganhos competitivos do trabalho associado, assim como a responsabilidade de cada função na representatividade da classe.
Por meio de associações, os pescadores podem ter acesso a vários benefícios. Eles têm ainda a possibilidade de negociar em um grupo maior, tanto no momento da compra de insumos e equipamentos como no momento da produção. Estima-se que Vitória tenha cerca de 800 pescadores regularmente registrados.

Empreendedor

Segundo o subsecretário de Apoio ao Empreendedor, Leonardo Caetano Krohling, Vitória possui importantes redutos de tradicionais colônias de pescadores. Entre eles, Praia do Suá, Ilha das Caieiras, Praia do Canto, Jesus de Nazareth, Resistência e Santo André, lugares que terão apoio para que a produção cresça e os pescadores tenham melhores condições de trabalho.
O gestor explicou que a intenção é tratar o pescador como um empreendedor. "São trabalhadores que possuem um ofício importante, um negócio associado a outros, e deve ser orientado e ter apoio regular", destacou Leonardo, ao lembrar que festas importantes, como a procissão de São Pedro e eventos náuticos, também poderão ter a presença dos pescadores incentivando assim a geração de renda.

Turismo

Krohling disse ainda que a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda tem projeto de buscar junto à Capitania dos Portos autorização para que os barcos de pesca sejam utilizados em passeios turísticos pela baía, em especial na época do defeso e em finais de semana.
Leonardo Caetano lembrou que a Prefeitura trabalhará em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca e a Superintendência Federal de Pesca e Agricultura.

Conservação

O Brasil possui vários programas ligados à pesca. É também um dos maiores produtores de pescado do mundo. Os pescadores devem zelar pela defesa e conservação da flora e fauna aquática. A pesca em rios e lagos só será exercida nas épocas determinadas.
É proibido pescar em distância menor a 200 metros de montante ou jusante das cachoeiras, corredeiras, barragens ou escadas para peixes, com dinamite ou qualquer explosivo ou substância tóxicas por qualquer sistema que prejudique a procriação e criação de espécie aquática

Nenhum comentário:

Postar um comentário