quarta-feira, 29 de maio de 2013

Canais da Prefeitura dão transparência à gestão e facilitam atuação do cidadão


Imagem divulgação
Imagem sobre a Lei de Acesso à Informação
Prefeitura conta com um Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) para garantir e facilitar o acesso às informações públicas municipais
Com o objetivo de oferecer ainda mais transparência à gestão, a Prefeitura de Vitória disponibiliza em seu portal institucional diversas ferramentas estratégicas para a participação do cidadão na solicitação de serviços ou acompanhamento das ações da administração municipal.
No portal, o internauta pode participar da gestão municipal, seja acompanhando os serviços, programas ou ações ou conhecendo o que é gasto e arrecadado pela Prefeitura. Acesse aqui o link do Portal da Transparência. Além disso, os munícipes podem utilizar alguns canais, como o Sistema de Informações ao Cidadão, onde é possível solicitar informações públicas municipais de qualquer natureza, e o Fala Vitória 156.
"O objetivo é tornar transparentes as ações da Prefeitura de Vitória, incentivando a participação popular dentro do contexto da gestão compartilhada. O próximo passo será aprimorar os serviços existentes", disse o controlador geral, Luis Fernando Mendonça Alves.
De acordo com o controlador, já existe um estudo para a reformulação do Portal da Transparência e para a criação do portal de transparência de obras públicas do município.

Pioneira

Vitória foi pioneira entre as cidades do Espírito Santo e lançou o Portal da Transparência em fevereiro de 2010, três meses antes do prazo previsto pela Lei Complementar 131/2009 (também conhecida como Lei da Transparência).
Nele, o cidadão tem acesso a um sistema de busca onde se pode acompanhar as receitas e despesas da Prefeitura de Vitória, a relação nominal de vencimentos dos servidores municipais, os relatórios de execução orçamentária e da gestão fiscal, além de informações sobre os programas e ações previstas no Plano Plurianual.

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